Sindiserv sugere à SMED ações para aprimorar a Educação no município

Foram debatidos a otimização dos espaços, as PPPs, a redução da sobrecarga de trabalho, entre outros assuntos que impactam o cotidiano das escolas e dos servidores

 Sindiserv sugere à SMED ações para aprimorar a Educação no município

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, e os diretores Silvia Betamin, da Educação, e Jorge Luís Dutra, do Lazer, participaram de reunião na Secretaria Municipal da Educação (SMED) nesta segunda-feira (20).

A secretária da pasta, Marta Fattori, e a secretária adjunta, Simone Selbach, receberam o sindicato, que apresentou a atual diretoria, desejou boas-vindas e levou sugestões para aprimorar a educação no município.

O Sindiserv defende uma educação pública, gratuita, de qualidade social e inclusiva. “Valorização profissional se faz com ambientes de trabalho organizados, democráticos e acolhedores. Temos uma rede altamente qualificado que precisa ser apoiada pela SMED”, afirma Silvana Piroli. 

Otimização dos espaços escolares

Reconhecendo que o atendimento às crianças de 4 e 5 anos é um desafio, foi sugerida a otimização dos espaços da rede, priorizando a abertura de turmas de Pré 1 e Pré 2 (4 e 5 anos). Foi destacada a importância do mapeamento dos espaços disponíveis (redes municipal e estadual), com a implementação dos ajustes necessários para atender à demanda crescente.

Parcerias Público-Privadas (PPPs)

O Sindiserv relatou a preocupação com as Parcerias Público-Privadas (PPPs), questionando a localização das 31 escolas previstas por essas parcerias. Considerando o possível desuso desses espaços em um horizonte de 30 anos, foi sugerida a necessidade de um planejamento de uso viável e sustentável para essas escolas.

Cuidadoria e inclusão

Entendendo a relevância do serviço de cuidadoria, foi sugerida a criação de um protocolo unificado para agilizar a designação desse serviço, com a possível utilização de informações da área da saúde (encaminhamentos médicos/laudos) como recurso para efetivar mais rapidamente as indicações.

Propôs-se a qualificação da parceria de atendimento entre Escola, Centro Multiprofissional de Apoio à Aprendizagem Educacional (CEMAPE) e Centro de Intervenção Educacional Especializada para estudantes autistas (CINEDE), com foco na ampliação do atendimento dos estudantes que necessitam destes serviços, buscando estratégias que efetivem um trabalho que esteja alinhado com as necessidades de cada estudante e de cada escola.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

No que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, foi discutida a importância de um projeto para reativação de turmas na rede escolar, oferecendo horários flexíveis e locais diversificados para atender a demanda específica desta modalidade de ensino.

Parceria entre Sindicato/SMED/Comissão de Diretores

Prezando o diálogo e a comunicação entre os agentes da educação, o Sindiserv informou sobre a Comissão de Diretores das Escolas Municipais de Caxias do Sul. Destacou o compromisso de pactuar ações em busca de uma educação de qualidade através da escuta qualificada e acolhedora e colocou a entidade à disposição para as demandas das escolas e da Secretaria.

Utilização do celular

Outra pauta em discussão foi a Lei nº 15.100/2025, que discorre sobre a vedação do uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos de em todas as etapas da educação básica. O Sindiserv entende a importância deste passo na defesa da interação social e da limitação do uso das telas para os estudantes. A secretária Marta informou que a SMED também se preocupa com essas questões e fará uma indicação geral às escolas para o cumprimento da determinação nos ambientes escolares.

Sobrecarga de trabalho 

O Sindiserv reivindicou que a SMED busque um programa que facilite os registros pedagógicos que levam à sobrecarga de trabalho.

0 Shares

Relacionados