Servidores terão 2,29% de recomposição da inflação em janeiro

Atualizado em 17/01/2025
A recomposição das perdas inflacionárias para os servidores e servidoras municipais ativos e inativos será de 2,29%, a ser pago no salário de janeiro. O percentual se refere ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o último trimestre de 2024.
Conforme Silvana Piroli, presidente do Sindiserv, o índice aplicado está aquém das expectativas da categoria. “Se utilizássemos a média tradicional de índices como IGP-M, IPC-FIPE e IPC-IEPE, o percentual seria de 3,50% referente ao quarto trimestre de 2024. A nossa luta por recomposição das perdas tem sido constante e buscamos a correção da defasagem salarial.”
Em dezembro, o Sindiserv havia apresentado reivindicação de 5% de recomposição salarial ao Executivo, com o objetivo de compensar as perdas inflacionárias acumuladas no segundo semestre de 2024 e mitigar os impactos do aumento da alíquota do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS), implementado em 2020.