Sindiserv participa da 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP)

 Sindiserv participa da 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul está representado na 13ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON) da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), que ocorre até 15 de novembro em Bogotá, Colômbia. Sob o tema “O povo acima do lucro, com paz, democracia e justiça social”, o evento reúne sindicatos e entidades de vários países em torno de pautas fundamentais para os direitos dos trabalhadores do setor público.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli e a diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima participam dos debates. “Encaminhamos um plano de ação para definir quais as principais lutas e projetos a serem defendidos .
A questão da defesa de acordo coletivo, a defesa da atividade sindical. Por isso, também elegemos a Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais das Américas. Esta organização, que está começando, será um espaço de organização e luta para os municipais e apoio a projetos em diferentes países”, assinala Silvana que foi convidada a assumir a diretoria de Comunicação da Confederação  na gestão 2025/2029.

Em cada SUBRAC, as sub-regiões abordaram questões cruciais, como a casualização do trabalho, a privatização dos serviços públicos, os efeitos de políticas de extrema-direita sobre os trabalhadores e os ataques aos direitos trabalhistas. Os membros do comitê compartilharam suas experiências, preocupações e pontos de vista, a fim de buscar soluções comuns para fortalecer a luta coletiva, alcançar uma posição unificada para apresentar no IAMRECON 2024 e avançar na implementação do plano de ação proposto pelo PSI.

No setor de Saúde, uma apresentação conduzida por representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) abordou os desafios globais impostos pela migração de profissionais da saúde. O aumento da migração, associado a questões salariais e à intensa pressão sobre esses profissionais, tem dificultado a permanência no setor e gerado escassez de mão de obra qualificada. A OMS destacou a necessidade de apoio e fiscalização das entidades sindicais para garantir condições de trabalho dignas e prevenir a evasão de profissionais.

Com sua participação na IAMRECON, o Sindiserv reforça seu compromisso com a luta por condições de trabalho dignas, valorização dos servidores públicos e fortalecimento da democracia e justiça social em toda a América.

0 Shares

Relacionados