Sindiserv defende ações democráticas na Caravana da CUT

Atualizado em 27/08/2024

A CUT-RS realizou nesta sexta-feira (24/08) mais uma rodada da Caravana da CUT-RS, na cidade de Caxias do Sul. Trata-se de uma atividade itinerante que percorre as principais cidades do Estado destacando a importância dos trabalhadores (as) nas eleições municipais e também sobre a necessidade de reconstrução do Estado, especialmente nas regiões mais afetadas, com o tema “Vale a Luta”.

Na oportunidade, os sindicatos cutistas de Caxias estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Bancários debatendo formas e estratégias para uma aproximação cada vez maior com a base trabalhadora.

O encontro iniciou com a fala da deputada federal e candidata à prefeita, Denise Pessoa que destacou sua trajetória na defesa sindical e criticou o crescimento das Parcerias Público Privadas, chamadas de PPP. “Se continuarem neste ritmo, em breve os prefeitos e prefeitas não irão mais governar. Serão apenas as pessoas que assinam contratos”, critica Denise.

O deputado estadual Pepe Vargas também destacou o programa de governo que coloca a população como protagonista das melhorias nos locais onde vivem. “Já tivemos ações importantes como o Orçamento Participativo, onde a população votava nas prioridades da sua rua, do seu bairro, isso é democracia”, defendeu Pepe.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci salientou que as caravanas têm o objetivo de despertar a consciência e como podemos ocupar espaços para despertar a consciência política e de classe nas cidades.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli destacou as principais lutas neste momento, dentre elas a devolução da dignidade aos aposentados que passaram a ter que contribuir após a reforma da previdência, considerando que 60% são arrimo de família. “Foi importante para debatermos as nossas lutas conjuntas, especialmente sobre a previdência além de apoiar os candidatos que estão ao nosso lado, comprometidos com a classe trabalhadora.”