Presidente do Sindiserv reúne com ministro da previdência contra o confisco das aposentadorias

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli esteve reunida com o ministro da previdência social, Carlos Lupi, em Brasília (DF), nesta terça-feira (27/08) para tratar sobre o que é considerado ‘confisco dos aposentados’. Na oportunidade, Silvana, que integrou a comitiva com outras entidades ligadas à CUT nas três esferas, apresentou a a realidade dos servidores aposentados que perderam mais de 10% dos seus proventos com a aplicação da Reforma da Previdência.

Em sua fala, Silvana classificou os descontos como “brutal achatamento dos salários”. “Essa reforma fez com quem ganhasse menos fosse mais prejudicado. É fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube o confisco e que o governo reveja como está tratando os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), nas três esferas permitindo com que ações infraconstitucionais viabilizem o fundo sem passar essa conta para os trabalhadores”, assinala.

O ministro, Carlos Lupi, considerou a pauta importante e também classificou a cobrança dos inativos como ‘confisco’. “É importante que os trabalhadores se unam e travem essa luta no Congresso para que a regras sejam revistas. Estamos trabalhando para viabilizar os fundos”, afirma. Sobre a PEC 66, que discorre sobre os prazos para equacionar os déficits dos RPPS, Lupi reforçou que levará em conta as reivindicações sindicais.

Silvana destaca ainda que os servidores estarão mobilizados em diversas cidades no Brasil contra o confisco dos aposentados. Nesta quinta-feira (29), uma delegação de Caxias do Sul estará em Porto Alegre em frente ao TRF4 para um dia de luta e protesto.