5ª Conferência Municipal da Juventude de Caxias ocorre dia 14 de setembro

Evento tem como objetivo escutar os participantes para construir políticas para a juventude caxiense

5ª Conferência Municipal da Juventude de Caxias ocorre dia 14 de setembro

Atualizado em 31/08/2024

A 5ª Conferência da Juventude, de Caxias do Sul, já tem data marcada. O evento, que é organizado pelo Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) e pelo Município, através da Coordenadoria da Juventude, ocorre no dia 14 de setembro (sábado), das 9h às 18h, no auditório do Sindiserv (R. Carlos Giesen, 1217 – Exposição).

A Conferência tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta dos jovens do município para a construção de políticas para a juventude. No decorrer do evento, os participantes terão a oportunidade de participar de debates, atividade cultural e rodas de conversa. Durante a Conferência, também serão escolhidos os representantes da sociedade civil para integrarem o Conselho Municipal da Juventude.

“A Conferência é fundamental para ouvirmos as questões importantes para os jovens de Caxias e eles poderem sugerir melhoras em nossa Política Municipal da Juventude”, afirma Felipe Barcelos Monaiar, presidente do COMJUVE.

Ronald Sorriso, Secretário Nacional da Juventude do Governo Federal, é destaque na programação com a palestra: avanços e desafios na construção das políticas para a juventude brasileira.

Conforme Cristiano Cardoso, membro do COMJUVE, representando o segmento de geração de trabalho e renda/SINDISERV/CUT, “este é um momento importantíssimo para Caxias do Sul, pois desde 2017 a Conferência não é realizada e ela é um espaço de voz dos jovens caxienses, que hoje são um quarto da população da cidade e precisam de mais acesso a educação, trabalho, renda, saúde, ao lazer, a um ambiente sustentável, espaços para expressar suas opiniões e por aí vai, no sentido de termos um presente e um futuro melhor para Caxias”.

As inscrições são gratuitas podem ser feitas pelo link:

Confira a programação completa:
9h – Credenciamento
10h15 – Leitura e deliberação sobre o regimento interno
11h – Palestra: Avanços e desafios na construção das políticas para a juventude brasileira – Secretário Nacional da Juventude do Governo Federal – Ronald Sorriso
12h – Almoço
13h15 – Atividade Cultural
13h30 – Grupos de Trabalhos sobre eixos temáticos
16h – Plenária final – apresentação dos eixos temáticos
– Aprovação de apontamentos para o Plano Municipal de Políticas para Juventude
– Aprovação da carta do evento
– Escolha dos representantes da sociedade civil para o COMJUVE Gestão 2024-2025

O Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) é um órgão de caráter consultivo e fiscalizador criado pela Lei Municipal Nº 7.303, de 17 de junho de 2011 e tem como objetivos principais: estudar, analisar, elaborar, discutir e propor planos, programas e projetos relativos à juventude no âmbito do Município; participar da elaboração e da execução de políticas públicas da juventude, em colaboração com os órgãos públicos municipais; desenvolver estudos e pesquisas relativas à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas no Município; fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação referente aos direitos dos jovens; dentre outros. É composto por 20 membros titulares e respectivos suplentes de diversas entidades municipais.