Sindiserv firma parceria com escola e clube de xadrez

 Sindiserv firma parceria com escola e clube de xadrez

Atualizado em 05/06/2024

O Sindiserv em parceria com com a LÉO Escola e Clube de Xadrez, oportuniza aos associados(as) aulas de xadrez com valores especiais. Os encontros ocorrem todas as terças, das 9h30 às 10h30 e às quartas-feiras, das 9h às 10h, na Leo Escola e Clube de Xadrez (Marquês ho Herval, 1439, sala 201, Centro). O valor mensal para sócios e dependentes é de R$ 105,00. Para fazer a inscrição basta entrar em contato pelo WhatsApp: (54) 99951-3724.

ALGUNS BENEFÍCIOS DE JOGAR XADREZ:

Ao jogar xadrez desenvolvemos os dois hemisférios cerebrais
O hemisfério esquerdo é responsável pelo reconhecimento de objetos, enquanto o hemisfério direito está relacionado ao reconhecimento de padrões.

Portanto, segundo alguns estudos, os jogadores de xadrez usam o lado esquerdo do cérebro para gerenciar a consciência dos objetos ao mesmo tempo que usam o hemisfério direito, para tratar do reconhecimento de objetos e padrões, tornando-se assim uma ferramenta ideal para treinar ambos os hemisférios.

O xadrez desenvolve a capacidade de enxergar da perspectiva de outra pessoa
Quanto mais habilidosos os jogadores de xadrez, mais eles aprendem a antecipar os próximos movimentos do seu adversário.

Para prever o que outra pessoa fará a seguir, um jogador deve desenvolver a capacidade de adotar a perspectiva de outra pessoa e inferir que ação é provável que ela tome.

Os cientistas comportamentais chamam a esta capacidade de ver de outro ponto de vista a “teoria da mente”. Ela é uma habilidade essencial para exercer a empatia e construir relações sociais saudáveis. Um estudo descobriu que o xadrez desenvolve essa habilidade de tomada de perspectiva em crianças que costumam jogar.

Xadrez melhora a memória
É um fato comprovado que os jogadores de xadrez experientes têm fortes habilidades de memória. Afinal, ele é um jogo envolve a memorização de inúmeras combinações de movimentos e seus resultados possíveis.

Também já foi observado que jogadores de xadrez experientes apresentam desempenho superior relacionado a um tipo específico de lembrança, a memória auditiva. Memória auditiva é a capacidade de lembrar o que aprendemos ouvindo.

Em um estudo, pesquisadores compararam a capacidade de lembrança de jogadores de xadrez experientes com a de pessoas sem experiência em jogar xadrez. Eles descobriram que os jogadores de xadrez eram significativamente melhores em lembrar listas de palavras que ouviram do que pessoas que nunca haviam jogado xadrez.

Além disso, jogadores de xadrez habilidosos também têm uma capacidade melhor do que a média das pessoas de lembrar e reconhecer rapidamente padrões visuais. Essa capacidade os pesquisadores acreditam que venha da memorização de posições complexas de xadrez.

Jogar xadrez aumenta a capacidade de concentração
Qual alguém está jogando xadrez essa pessoa deve estar focada no tabuleiro de xadrez.

Isso é considerado um dos principais benefícios de jogar xadrez, pois é uma disciplina que exige grande concentração, ignorando tudo o que está acontecendo ao seu redor naquele momento.

Xadrez melhora o resultado de terapias e reabilitações
Jogar xadrez é um bom suporte para pacientes em recuperação de um acidente fisicamente debilitante e como forma de terapia para pessoas com problemas de desenvolvimento. Além disso, mover peças de xadrez ajuda na reconstrução das habilidades motoras finas. A atividade em si melhora as habilidades cognitivas e de comunicação entre terapeutas e pacientes. Estimulando também a concentração profunda e a calma, combatendo o estresse e diversos graus de ansiedade.  Por isso, alguns terapeutas jogam xadrez com seus pacientes como forma de aumentar a autoconsciência e construir relacionamentos terapêuticos mais eficazes.

Considerado uma estratégia de terapia criativa, o xadrez permite que pacientes vejam suas reações ao estresse e aos desafios à medida em que eles surgem durante uma partida. Nesse caso, o terapeuta está presente para ajudar a avaliar suas respostas e aprender mais sobre por que eles reagem aos problemas dessa maneira.

Xadrez previne Alzheimer e outras doenças cerebrais
Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine sobre os benefícios de jogar xadrez afirma que as pessoas idosas que jogaram xadrez durante sua vida estão muito mais preparados para combater doenças de deterioração mental, como Alzheimer e demência.

Ao contrário do que acontece com pessoas que não exercitaram de forma alguma a mente, é mais provável que cheguem à idade avançada menos preparadas.

Pesquisadores encontraram evidências de que o jogo de xadrez, que desafia a memória, o cálculo, as habilidades viso-espaciais e o pensamento crítico, pode ajudar a reduzir o declínio cognitivo e adiar os efeitos da demência à medida que envelhecemos.

Jogar xadrez aumenta as conexões sinápticas
O jogo de xadrez estimula o crescimento dos dendritos (prolongamentos do neurônio que garantem a recepção dos estímulos), aumentando assim a velocidade e melhorando a qualidade da comunicação neural em todo o cérebro.

Os dendritos conduzem sinais das células neuronais para o neurônio ao qual estão ligados.  Aprender e jogar xadrez estimula o seu crescimento. Se, por exemplo, nosso cérebro fosse uma máquina, mais poder de processamento melhoraria o desempenho do “computador”.

Jogar xadrez permite entrar em um estado de fluxo
Estado de fluxo é uma sensação muito gratificante de envolvimento total, na qual uma pessoa está operando com desempenho máximo em uma tarefa desafiadora.

Atletas, artistas e apresentadores descrevem frequentemente a entrada numa espécie de túnel do tempo, onde estão tão concentrados na tarefa que têm em mãos que a sua consciência de qualquer coisa para além da performance parece desaparecer.

Pesquisadores que estudam a atividade cerebral observaram que as ondas teta são intensificadas em eletroencefalogramas (EEGs) realizados quando as pessoas estão em estado de fluxo. Estudos demonstraram os mesmos níveis elevados de ondas teta em exames cerebrais de jogadores de xadrez experientes durante partidas de xadrez cada vez mais difíceis.

0 Shares

Relacionados