Servidores marcharão em Brasília pelos direitos da categoria

Atualizado em 07/05/2024

No dia 22 de maio, integrantes do Sindiserv e do Conselho Deliberativo se unem a milhares de trabalhadoras e trabalhadores na Esplanada dos Ministérios para a Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília. O movimento foi deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em outubro de 2023.

O objetivo central da mobilização é pressionar o governo Federal e o Congresso Nacional por uma agenda que promova o pleno emprego, melhores salários e o desenvolvimento econômico e social do país. Para isso, é fundamental a revogação de medidas consideradas anti-trabalhadores, como a reforma trabalhista, a lei da terceirização e a Reforma da Previdência, adotadas no governo de Michel Temer.

Outro ponto na pauta de reivindicações é a retirada da discussão do Projeto de Emenda Constitucional 32, conhecida como Reforma Administrativa, proposta pelo governo Bolsonaro, medida que ameaça os servidores e, consequentemente, os serviços públicos.

Os trabalhadores marcharão:

•Pela regulamentação da Convenção 151, que garante aos servidores o direito à negociação coletiva

•Contra a desvinculação das receitas da Educação e da Saúde

•Por reajuste salarial digno aos servidores

•Pela reestruturação de carreiras e realização de concursos públicos

•Pelo piso da Educação

•Pelo piso da Enfermagem

•Pelo fim da contribuição de aposentados para a Previdência

•Pelo descongelamento do tempo de serviço da Pandemia. Revogação da Lei Complementar 173.