Dia Internacional das Mulheres, luta e igualdade!

No Dia Internacional das Mulheres (8/03) os Sindicatos e Movimentos Sociais realizam uma ação coletiva para marcar a data em Caxias do Sul. Na parte da manhã haverá concentração na praça Dante Alighieri a partir das 9h, com caminhada até a Prefeitura às 10h, a principal bandeira defendida será a saúde, especialmente pela implementação de políticas de fortalecimento da atenção básica e a prevenção. No período da tarde, a movimentação acontece também na praça Dante Alighieri com a distribuição de materiais informativos, manifestações das entidades e apresentações artísticas e culturais.

Para a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli as mulheres conquistaram muitos avanços ao longo dos anos, porém, o trajeto até a igualdade de gênero ainda requer muita luta. “A luta pelo fim da violência contra a mulher precisa ser permanente, lembrando que Caxias do Sul apresentou uma queda no número de feminicídios entre 2017 e 2021 e voltou a apresentar um número expressivo de feminicídios nos últimos anos. O que estamos fazendo para evitar isso?”, questiona.

Número de feminicídios

2012 – Feminicídio: 3/ 2013 – Feminicídio: 6/ 2014 – Feminicídio: 1/ 2015 – Feminicídio: 6/ 2016 – Feminicídio: 4/ 2017 – Feminicídio: 6/ 2018 – Feminicídio: 5/ 2019 – Feminicídio: 4/ 2020 – Feminicídio: 2/ 2021 – Feminicídio: 2/ 2022- Feminicídio: 7/ 2023 –  Feminicídio: 6

Mulheres e as desigualdades no Mercado de trabalho

O problemas da inserção da mulher no mercado de trabalho são bastante conhecidos: taxas de desemprego mais altas, menores salários, dificuldades de crescimento profissional e maior informalidade. Em 2023, a lei da igualdade salarial buscou criar parâmetros para enfrentar a falta de isonomia de salário entre homens e mulheres. O ambiente  democrático, pós-eleição de 2022, propiciou condições para o avanço da negociação coletiva, não apenas elevando os salários, mas também possibilitando a discussão das cláusulas de igualdade de gênero.

CONFIRA AQUI O BOLETIM COM OS DADOS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO COLETADOS PELO DIEESE