Delegados(as) sindicais do magistério apontam prioridades

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul realizou na manhã desta quarta-feira (13/03) a primeira reunião do Conselho do Magistério, no auditório do sindicato. O encontro foi conduzido pela presidente, Silvana Piroli, pelo diretor de educação, Jorge Dutra e contou também com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e advogada, Maria Iara Guedes, que apresentou dados importantes sobre os cenários de violência contra a mulher.
Na pauta ainda foram discutidos os pontos referentes à educação que estão contemplados nos itens da Campanha Salarial 2024 e assuntos específicos da pasta.

Combate a violência contra as mulheres

O mês de março, dedicado a buscar visibilidade para questões relacionadas às mulheres, não poderia passar sem ser debatido nos espaços do Sindiserv. Na primeira parte da reunião, presidente do COMDIM, a advogada Maria Iara Guedes, realizou uma apresentação sobre a necessidade de equidade entre mulheres e homens e reforçou questões relacionadas à violência e assédio. (VEJA A APRESENTAÇÃO AQUI).

Campanha Salarial 2024
Na oportunidade, Silvana Piroli explicou sobre os principais itens que compõem a Campanha Salarial 2024 e os desdobramentos ocorridos nos meses de fevereiro e março (Veja Aqui), destacando a necessidade de recomposição salarial, pagamento de licenças-prêmio em maior número e resolução das distorções causadas pela LC 409/2012. “Convocamos toda a categoria para a assembleia geral que acontecerá no dia 19, por meio da plataforma ZOOM, a partir das 18h30. A nossa mobilização é essencial”, destaca.

Descongelamento de avanços
Um dos questionamentos da categoria diz respeito ao pagamento retroativo de benefícios a que têm direito, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, e que foram suspensos pela Lei Complementar 173/20, aprovada durante a pandemia de Covid-19. O projeto de descongelamento tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de reverter os efeitos dessa legislação que impediu a contagem do tempo de serviço para fins de adicionais nos salários dos servidores públicos. “É Importante ficarmos atentos às pautas do Congresso e pressionar os parlamentares”, explica Silvana.

Ações da URV
Sobre as ações da reposição das perdas causadas no período de implementação da Unidade Real de Valor (URV) a qual muitos servidores têm direito, a direção do Sindiserv solicita aos servidores(as) que quando tiverem dúvidas devem acionar o departamento jurídico da entidade. “Não solicitamos nenhum valor de adiantamento, é preciso ficar atento pois muitos golpistas têm acesso aos processos e podem fazer contato como se fossem do nosso departamento jurídico. Para tanto é preciso conferir se a mensagem é proveniente do número (54) 9237-3255 que é o canal de whatsapp dos advogados que atendem ao Sindiserv. Em caso de dúvida entre em contato conosco”, assinala.
Caso os associados queiram saber sobre o andamento do processo, o canal de atendimento é o whatsapp: (54) 9237-3255.

Assuntos específicos do Magistério

-Entre os assuntos gerais foi pontuado o excesso de CAJs inclusive para serviços como cuidadoria e secretaria de escolas. O tema foi classificado como “a farra das CAJs”.
– Houve também relatos de escolas que estão fechando espaços destinados aos laboratórios de informática, sendo importante acompanhar a destinação dos equipamentos, especialmente os provenientes do FDE.
– Avaliada a necessidade urgente de mais nomeações de servidores ( item nº 4 da campanha salarial 2024)
– Acompanhar a lista de protocolos de licenças-prêmios já solicitadas.