Sindiserv acolhe reivindicações de psicólogos e assistentes sociais

Atualizado em 27/02/2024

A direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), representada pela diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima e o secretário-geral, Vaderês Fernando Leite, recebeu na tarde de quarta-feira (21), a coordenadora da Seccional de Caxias do Sul, do Conselho Regional do Serviço Social 10ª Região (CRESS/RS), Andressa Marques, e a Secretária da Seccional, Priscila Redede para debater duas questões importantes que envolvem a carga horária e a necessidade de mais profissionais para atender a educação básica.

Conforme Valderês, é importante definir a carga horária de 30 horas semanais para psicólogos e assistentes sociais, que atualmente é 20 horas. “Os profissionais que atuam 33 horas acabam se aposentando e a reposição é por outro de 20 horas, uma conta que não fecha”, destaca.

Já a Lei Federal 13.935/2019, dispõe sobre a atuação de profissionais de serviço social e psicologia na rede pública de educação básica e necessita de mais nomeações para ser efetivamente cumprida. “Hoje a lei é parcialmente implementada, visto que atualmente o número de servidores é menor do que ela preconiza”,  assinala, Maria Lourdes. De acordo com Valderês as solicitações deverão integrar os itens da pauta da Campanha Salarial 2024.