Contribuição sindical é investimento na luta para todos(as)!

A luta para melhores condições de trabalho, articulação da campanha salarial e garantia da manutenção dos direitos requer investimento. Por isso, te convidamos a dizer SIM para as lutas da categoria. Em breve, os servidores deverão receber o termo de autorização e é sim, um ato de resistência assinalar pela contribuição.

É importante salientar a que contribuição sindical é paga pelo trabalhador uma vez por ano e corresponde à remuneração de um dia normal de trabalho (1/30 da remuneração mensal), sem inclusão de horas extras. Os recursos da contribuição sindical são distribuídos da seguinte forma: 60% para os sindicatos, 15% para as federações, 5% para as confederações e 20% para a chamada “conta especial emprego e salário”, administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Uma das entidades que recebem recursos da conta especial é o Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), que custeia programas de seguro-desemprego, abono salarial, financiamento de ações para o desenvolvimento econômico e geração de trabalho, emprego e renda.