Sindiserv e médicos servidores solicitam urgência na resolução da Lei 409/2012
Na manhã desta sexta-feira (22/12), a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli acompanhada pela diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima e uma comissão de médicos estiveram reunidos com o Executivo, por meio do chefe de gabinete, João Uez para solicitar celeridade a resolução das distorções causadas pela Lei 409/2012, que criou novos cargos para funções já existentes.
Entre os principais pontos da Lei 409 estão: remuneração distinta para mesmas atividades, prejudicando assim servidores que já estavam no serviço público há mais tempo. Os novos concursados recebem salários mais elevados se comparados aos servidores mais antigos.
Para tentar resolver este impasse, o município criou a Parcela Autônoma Especial (PAE) que busca corrigir a diferença salarial, contudo, não tem validade para o momento da aposentadoria. “Não é justo com o servidor que dedicou uma vida na sua função quando chega no momento da aposentadoria, recebe menos que os novos colegas. É possível buscar uma equalização para essa questão que afeta oito cargos dentro do serviço público”, apontou Silvana.
A médica servidora, Fernanda Ronchetti Grillo representou também o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) na reunião e salientou que este assunto também já foi debatido no Conselho.
O representante da Administração, João Uez agendou uma reunião para o dia 8 de janeiro para debater as alternativas. “Vou conversar com os secretários de RH e Finanças para debater os caminhos e resolver esse problema”, promete.