Ministro do Trabalho e Emprego recebe demandas dos Sindicatos da Serra

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho desembarcou em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira (14/12) para cumprir uma agenda sobre boas práticas no setor de vitivinicultura. Na oportunidade, esteve com representantes dos Movimento Sindical dos trabalhadores e das trabalhadoras da Serra Gaúcha. A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli e a presidente do Sindicato dos Comerciários, Ivanir Peroni, entregaram uma carta em nome do Movimento na qual destacam que ainda existe a necessidade de recuperar direitos trabalhistas.

No documento foram elencadas como prioridade a realização de concurso e mais nomeações de auditores-fiscais, revisão dos valores das multas, revisão da Reforma Trabalhista e, em especial, quanto ao retorno da assistência dos Sindicatos na realização das rescisões de contrato de trabalho, para que os trabalhadores tenham maior proteção e segurança. Revisão da Reforma da Previdência. Proibição da terceirização nas atividades-fim. Revisão e atualização dos valores da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com isenção aos salários até R$ 5 mil.

De acordo com Marinho, o governo está em um processo de transição difícil e de um congresso em sua maioria hostil. “Entendemos essa necessidade de revisão das reformas (Trabalhista e Previdênciária), mas se não tivermos habilidade nessa correlação de forças, a nossa situação se torna muito desfavorável. Temos um caminho de resistência para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, e, neste sentido, é preciso estabelecer pisos salariais que garantam renda justa para todos”, afirma.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli destacou a importância de revisão da reforma da previdência que afetou todos os setores e, em especial os servidores aposentados.