Aprovada por unanimidade a recomposição salarial e reposição da inflação dos servidores

O Legislativo caxiense aprovou por unanimidade em sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira a recomposição salarial da categoria em 1% e a reposição das perdas salariais com base no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) que deverá ficar na média de 5%. No total, a expectativa é que os servidores percebam um aumento em torno de 6% na folha de pagamento.

Os percentuais devem integrar os vencimentos de janeiro de 2024 e contemplarão os servidores que recebem proventos de aposentadoria e pensões aos segurados do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS). Assim, também será concedido a servidores da administração direta, do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) não compreendidos sob a égide estatutária.

O repasse é fruto de uma intensa mobilização da categoria que em maio deste ano realizou o dia de greve. De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a reposição das perdas inflacionárias e um direito conquistado pela categoria há 30 anos  e aprovado pela categoria na Campanha Salarial 2023, já a recomposição salarial é uma forma de compensar as perdas dos servidores ao terem  suas alíquotas de contribuição ao FAPS aumentadas de 11% para 14%, diante da aplicação da Reforma da Previdência.