Após rumores de 13º ameaçado, servidores mobilizam para assembleia e greve

Sem reajuste e com suposta ameaça de empréstimos para honrar o 13º salário, servidores apontam para greve

Após rumores de 13º ameaçado, servidores mobilizam para assembleia e greve

Uma conta que não fecha e ameaças aos servidores foram a pauta dos servidores municipais na reunião do Conselho Deliberativo realizada na tarde desta terça-feira (21/11), no auditório do Sindiserv. Com aumento na receita em 2023, a informação de que a Prefeitura cogitaria solicitar que os servidores façam um empréstimo para receber o 13º salário, caiu como uma bomba sobre a categoria. Na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, às 18h30, haverá uma assembleia no auditório do Sindicato para definir sobre a paralisação dos serviços.

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a informação sobre o empréstimo ainda é extraoficial, mas foi confirmada pelo chefe de gabinete, João Uez e pelo titular da secretaria de gestão e finanças, Cristiano Becker da Silva. “Se o pagamento do 13º salário não for honrado no tempo determinado haverá, sim, paralisação dos serviços públicos”, destaca Silvana.

Cinco pontos importantes

Dentre as pautas da categoria que são apontadas como prioridade e devem ser debatidas em reunião agendada com o Executivo no dia 27 de novembro, estão o pagamento das licenças-prêmio, a recuperação das perdas salariais,  o pagamento do 13º sem empréstimo, o envio da Lei que cria o fundo garantidor e o repasse do IPCA em janeiro de 2024. A luta pelo incentivo para ACSs e ACEs também deverá integrar a pauta.

Aumento da receita não justifica

De acordo com o levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Prefeitura Municipal contabilizou um aumento de 9,8% na receita corrente de 2023 se comparada ao mesmo período de 2022, passando de R$ 1.692 bi, para R$ 1.858 bi.  Veja AQUI o documento apresentado pelo DIEESE.

Sem lei para repasse da inflação

A categoria busca desde o início da Campanha Salarial iniciada em março a reposição das perdas salariais que até o momento não aconteceu. O projeto de lei que autoriza a reposição ainda não foi encaminhada ao Legislativo.  A projeção do IPCA/IBGE (12 meses) segundo estimativas do Bacen para data base Jan/2024 é de 4,58%.

Sede Campestre interditada – Devido as chuvas intensas dos últimos dias a sede campestre está interditada até que todos os reparos sejam feitos. Os estragos incluem fiação da rede elétrica, destruição de mesas e churrasqueiras, árvores caídas e alagamento dos espaços de convivência. Os servidores serão avisados por meio das redes sociais e pelo whatsapp da comunicação sobre a reabertura da sede.