Representantes do Conselho Deliberativo dialogam sobre IPAM Saúde

Atualizado em 05/06/2024

A reunião do Conselho Deliberativo do Sindiserv realizada na tarde desta quinta-feira (13/06), conduzida pela presidente, Silvana Piroli, contou com a presença dos delegados dos setores em uma tarde de diálogo e apontamentos com representantes do IPAM. Entre os assuntos discutidos estiveram: a necessidade de credenciamento de mais profissionais e instituições de saúde, utilização de órteses e próteses, prazos para autorização de exames e procedimentos, necessidade de modernização da farmácia do IPAM, além do PPA Participativo, mobilização no dia 18 de agosto e encaminhamento das pautas relacionadas à aposentadoria especial para PCDs e a integralidade dos servidores que ingressaram no serviço público antes de 2003.

Para responder aos questionamentos dos servidores estiveram o presidente do IPAM, Flávio Carvalho, o diretor administrativo, Gustavo Machado, a diretora de serviços de saúde, Eliane Sene e a diretora-presidente da Farmácia do IPAM, Valquíria Vaccari.

Silêncio e Respeito

Silvana Piroli iniciou a reunião solicitando um minuto de silêncio pela morte da servidora da saúde e delegada sindical Gabriela Kuhn Derlan, ocorrida no dia 11 de julho, durante horário de expediente. “Uma jovem lutadora com todos os sonhos do mundo. Gabriela, presente!”, anunciou.

Credenciamento de profissionais

Após apontamentos sobre a falta de médicos em determinadas especialidades, a diretora de serviços de saúde do IPAM, Eliane Sene, destacou que a carência de profissionais nas áreas de endocrinologia, pediatria e outras, é um problema enfrentado por todas as operadoras de saúde. “No dia 1 de agosto vamos iniciar o processo de credenciamento, gostaríamos que os servidores auxiliassem nesse processo enviando sugestões de profissionais”, salientou.

Procedimentos e horário estendido

Outra queixa foi a pouca oferta de lugares para a aplicação de medicamentos injetáveis, sendo sugerida a Clínica Lucas como opção. Contudo, Flávio explicou que falta a documentação que qualifique o local para este fim, sendo possível aplicar injetáveis de forma gratuita no Hospital Saúde. A necessidade de estender o horário de atendimento do IPAM também foi apontada.

Outro assunto debatido foi sobre a lista de profissionais credenciados que é divulgada pelo IPAM e que, em alguns casos, consta nomes de médicos(a) que já não atendem mais pelo Instituto ou não aceitam novos pacientes, Eliane solicita a colaboração dos colegas para entrarem em contato com o IPAM para que estes profissionais sejam contatados. Também foi solicitada a ampliação de instituições credenciadas em Porto Alegre e litoral norte.

Uma das sugestões foi o credenciamento de médicos da família que possuam um olhar integrado ao servidor e sua família.

Órteses e próteses nacionais e importadas

A cobertura de órteses e próteses importadas foi também alvo de questionamento. “Alguns servidores questionam as diferenças de valores que são pagas pela colocação de próteses importadas, que segundo os profissionais teriam uma vida útil mais longa, como isso funciona?”, questiona o diretor de formação, Cristiano Cardoso.

Conforme Eliane, as próteses nacionais seriam as recomendadas pela ANS, porém, caso a junta médica justifique a necessidade da importada, então a solicitação passa pela auditoria e autorização do IPAM para cubra o valor adicional.

Leis para aposentadoria de PCDs e integralidade

No dia de greve realizado no dis 31, ficou acordado entre o Sindicato e a Administração que seriam encaminhados à Câmara dois projetos de lei que tratariam da aposentadoria especial para PCDS e a integralidade para servidores que ingressaram no serviço público antes de 2003. De acordo com Flávio, a administração necessitou responder aos questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Acredito que até sexta-feira da próxima semana (21/07), vamos enviar à Câmara os Projetos de Lei”, explica.

Saúde financeira do IPAM

Conforme Flávio, no dia 20 de julho, às 14h, serão apresentados os indicadores do IPAM Saúde na Câmara de vereadores. “Estamos pensando no futuro e sustentabilidade do IPAM Saúde e essa discussão é importante para balizar os próximos 10 anos”, afirma.

Revisão de aposentadorias e processos da URV

Silvana reforçou que o atendimento do jurídico para a revisão de aposentadorias e encaminhamento dos processos de URV, ocorre sempre às quintas-feiras das 10h30 às 12h30. É importante que todos estejam atentos aos documentos necessários.

Últimos dias para votar no PPA Participativo

ATÉ QUANDO VOTAR: As votações encerram no dia 14 de julho!
🫤🫤 DIFICULDADES PARA VOTAR: Entre em contato pelo whatsapp da comunicação (54) 98109-0145

🗳️🗳️🗳️ VOTE NAS 6 PROPOSTAS:

⚖️ 1- JUSTIÇA AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS:

Revogação da carta-branca, dada aos Estados e Municípios com a reforma previdenciária de Temer, para confiscar aposentadorias e pensões ferindo os princípios da constituição federal e imputando o caos financeiro na fase em que esse público mais precisa de cuidados para sua saúde física e mental.

LINK: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/867?fbclid=IwAR3O38sLif36WQH4AGIg-9zBhXMacQHHImwCWyY-6iS83O4sB2-Sql-0JgA

👩🏾‍🎓👨🏻‍🎓 2- IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

LINK: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/4963

🩺3- ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE