Conselho do magistério do Sindiserv aponta necessidades da categoria

Atualizado em 26/06/2023

A reunião do Conselho do Magistério do Sindiserv ocorreu na última quarta-feira (14/06) e tratou de assuntos que necessitam de atenção por parte da Secretaria Municipal de Educação. No encontro mediado pela presidente, Silvana Piroli, o diretor de formação, Cristiano Cardoso e o diretor de educação Jorge Dutra, entrou em pauta a avaliação do dia 31 de maio (dia de greve municipal), além de debater os critérios para chamar CAJs para que sejam os mesmos da escolha de turmas, além da discussão sobre a criação de projeto ou programa para favorecer a inclusão e aprendizagem de estudantes estrangeiros e considerar avaliação pedagógica e não apenas idade ao receber estudantes de outras redes de ensino.

Conquistas do dia de greve

O dia de greve do serviço público municipal ainda ressoa entre os servidores. Dentre as conquistas, a integralidade da aposentadoria para mais de 900 servidores que ingressaram no serviço público antes de 2003, aposentadoria especial para PCDS e a garantia de que não será enviada para a Câmara a Reforma Administrativa. Além do compromisso da reposição da inflação quando resolvidas as questões que envolve o limite prudencial.

Apatia sindical

O diretor de formação, Cristiano Cardoso, falou sobre a preocupação, – compartilhada com os conselheiros,  com servidores que ingressam no serviço público e não entendem ou reconhecem a necessidade de fortalecimento da categoria pela principal ferramenta que os representa que é o sindicato. “Um dos encaminhamentos será um curso online para os recém nomeados que informará sobre os direitos dos servidores e critérios utilizados na avaliação do estágio probatório”, assinala.

Também nesta linha, Silvana lembrou que há 37 anos é encaminhada aos candidatos a prefeito uma carta-compromisso com as questões dos servidores municipais e Adiló foi um dos únicos que não assinou o documento.

Reunião com SMED

Na tarde desta sexta-feira (16), o Sindiserv, representado pela presidente Silvana Piroli, o diretor de educação, Jorge Dutra e o diretor de formação, Cristiano Cardoso estiveram reunidos com a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sandra Negrini e a diretora Sandra Kuhn. “Apresentamos as questões da sobrecarga de trabalho dos professores e pedimos que busquem alternativas para resolver esse impasse, além é claro, levar sugestões. Após a pandemia os profissionais do magistério tiveram que aparar lacunas educacionais e isso está levando ao extremo desgaste”, aponta a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli.

Para o diretor de educação, Jorge Dutra, ao desburocratizar os registros pedagógicos, a SMED irá otimizar o tempo dos professores evitando assim o retrabalho e permitindo que foquem no aprendizado dos estudantes. “Na oportunidade, foi protocolado um documento com diversas reivindicações e a partir disso, aguardamos o retorno para encaminhar com a categoria”, assinala.