Representantes do Conselho do Magistério debatem burocracia, segurança e necessidade de mobilização

Atualizado em 30/05/2023

Na tarde desta terça-feira (11), representantes do Conselho do Magistério do Sindiserv estiveram reunidos para debater as pautas da educação que envolveram a Campanha Salarial 2023, a Reforma da Previdência, as ações da URV, o Seminário de Educação e também a necessidade de redução da burocracia nas atividades da educação.

O encontro contou com a presença do vice-presidente do Sindiserv, Rui Miguel Borges da Silva, a diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima, o secretário-geral, Valderês Fernando Leite e foi conduzido pelo diretor de educação, Jorge Dutra.

Campanha Salarial e mobilização

Na oportunidade, foi apresentado o material que está circulando nos setores com a agenda de mobilização e luta no que acontece no dia 28 de abril. “Vimos um descaso muito grande com a categoria quando entregamos a pauta ao Executivo, precisamos é que todos e todas estejam mobilizados nesta luta”, defendeu a diretora de saúde.

O dia 28 de abril ficou com a seguinte agenda:

7h30 – assembleias nos setores

9h – Vigília em Frente ao Centro Administrativo Municipal

12h- Salsipão (antiga sede dos servidores)

13h – Vigília

16h30 – Ato em frente ao Centro Administrativo

Ações da URV

O tribunal deferiu a correção das perdas salariais relacionadas à troca de moeda ocorrida em 1994 (URV) inicialmente aos professores. A assessoria jurídica do Sindiserv está recebendo os documentos para ingressar com o processo de todos(as) os(as) servidores(as) ativos e inativos neste mês de abril às quintas-feiras, das 8h30 às 19h, sem fechar ao meio dia. Confira a documentação necessária:

Cópia do RG e CPF, 3 últimos contracheques, atestado funcional para servidores da ativa (portal do servidor), aposentados consultam na portaria de aposentadoria (site do IPAM), comprovante de residência atualizado.

Segurança nas escolas e cultura da paz

A segurança nas escolas também foi alvo de debate tendo como alerta os atentados (foram 11 ataques nos últimos oito meses) em instituições de ensino. Além da necessidade de reforçar os cuidados durante a entrada e saída dos alunos, instalações de câmeras de monitoramento e retomar as ações das CIPAVES (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar).

Cuidado com as informações falsas: Nos últimos dias muitas notícias falsas estão circulando nas redes sociais com o objetivo de disseminar o medo entre os pais e alunos das escolas com falsas informações de atentados.

Comissão para debater regramentos de trabalho junto a titular da SMED

Sobrecarga de trabalho, excesso de registros e atividades burocráticas, respeito aos profissionais da educação e autonomia das direções das escolas foram temas debatidos durante a reunião. Para buscar uma resolução junto a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED) foi proposta pelos delegados a criação de uma comissão para debater esses assuntos e os integrantes se voluntariaram durante a reunião. A primeira reunião para alinhar as pautas e propostas será realizada na tarde de 20 de abril.

Seminário de educação será em outubro

A retomada do Seminário de Educação após a pandemia foi acordada para acontecer no mês de outubro, sendo sugeridas as datas 20 ou 27 de outubro.