Sindiserv reivindica melhor atendimento de saúde aos caxienses em audiência pública

Hospital Geral 100% SUS, transparência na aplicação dos recursos e melhores condições dos locais de atendimento foram questões levantadas

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, e a diretora de Saúde do sindicato, Maria Lourdes Back de Lima, participaram na tarde da última quinta-feira (09/03) de audiência pública convocada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, reunindo representantes do poder público e dos hospitais.

As diretoras do Sindiserv posicionaram-se na defesa do atendimento 100% SUS do Hospital Geral e que os filantrópicos atendam de acordo com a legislação.

“Sabemos que é preciso melhorar a remuneração da tabela SUS, que está defasada, não tem reajuste desde 2008, mas também é preciso que, em contrapartida, se tenha um plano de trabalho para desafogar as listas de espera”, destaca Silvana Piroli. “O Governo Federal vai repassar 14 milhões para os hospitais de Caxias e nós propusemos que apresentem um plano de trabalho sobre onde serão utilizados esses recursos, para desafogar as filas e atender bem a população”, completa.

O Sindiserv denunciou e pediu providências, na audiência pública, sobre as condições dos locais onde as pessoas são atendidas pelo SUS. “Para serem instituições filantrópicas, os órgãos de saúde reduzem o pagamento, principalmente, de incidências na área da previdência. Ou seja, são menos recursos que o Governo Federal arrecada e que ficam com os hospitais para atender melhor a população, além das tabelas, além dos recursos do município e do estado. Então é preciso que também haja, em contrapartida, um serviço de melhor qualidade”, explicou a presidente Silvana.

Como entidade representativa de um grande número de caxienses, muitos servidores na área da saúde, o Sindiserv se apresentou como parceiro para lutar pelo reajustamento da tabela SUS, mas reivindica que os valores que foram destinados às emendas parlamentares, recursos da União, do estado e do município que foram aplicados nos hospitais garantam o atendimento da população e das suas demandas, através do SUS.

Estiveram presentes na audiência pública, além do Sindiserv, a chefe de Gabinete da Prefeitura, Grégora Fortuna dos Passos; o diretor-geral do Hospital Geral, Sandro Junqueira; o CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Germano Schwartz; a diretora-executiva do hospital Virvi Ramos, Cleciane Doncatto Simsen, e o gerente comercial do mesmo, Geraldo da Rocha Freitas; representantes do Hospital Pompéia; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre de Almeida Silva; titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Solange Sonda, e vereadores.