Em noite de muita emoção, a luta das mulheres é retratada com a peça Odila
Sensibilidade, surpresa e um momento único no auditório do Sindiserv
Atualizado em 22/01/2024
No encerramento da semana que comemorou o Dia Internacional das Mulheres, o Auditório do Sindiserv foi palco da peça teatral Odila, protagonizada pela atriz caxiense Tina Andrighetti.
A abertura do evento realizado na sexta-feira (10), teve a palavra da diretora do departamento de mulheres do Sindiserv, Rosângela Dalla Vecchia, que destacou a importância da “mobilização das mulheres por seus direitos, visto que, infelizmente, em pleno século XXI ainda se faz necessário tal prática”. Rosângela alertou para as situações preocupantes vividas pelas mulheres: “Além de todas as formas de machismo, nosso tempo está marcado por inúmeros casos de feminicídio e outras violências e isso precisa ser combatido”, concluiu a diretora.
A plateia ficou sensibilizada com as dificuldades vividas pela personagem de Tina Andrighetti. Ela retratou na peça a vida real de Odila Gubert, sobrevivente da explosão ocorrida na antiga Metalúrgica Gazola, quando a empresa produzia armamentos para o esforço de guerra, em plena II Guerra Mundial. A ação contou com a organização da diretora, Claudia Calloni.
Ao final da apresentação, uma surpresa inesquecível: a presença da irmã de Odila, a senhora Jurema Gubert Weber, de 95 anos, que assistiu a teatro juntamente com as sobrinhas, suas e de Odila. Foi um momento ímpar que colocou a vida real frente a frente com o mundo do teatro. A emoção tomou conta do auditório e contribuiu para fortalecer o sentimento de que é necessário entender e valorizar as lutas das mulheres.
Com a promoção desse e de outros espetáculos, o Sindiserv coloca a sua estrutura à disposição para ampliar o acesso à cultura na cidade, especialmente para os seus associados e associadas.