Combate ao trabalho escravo será debatido em seminário

Iniciativa é das centrais sindicais gaúchas e reunirá diversos movimentos sociais

Combate ao trabalho escravo será debatido em seminário

O seminário TRABALHO DECENTE, SIM / TRABALHO ESCRAVO, NÃO será realizado nesta sexta-feira, dia 10 de março, a partir das 14h, na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, com o objetivo de esclarecer e mobilizar a sociedade para as situações de precariedade nas relações de trabalho. Serão discutidas propostas concretas para serem apresentadas a autoridades e também aos poderes executivo, legislativo e judiciário no sentido de combater situações como a que revelada recentemente no município vizinho de Bento Gonçalves, onde foram resgatados mais de 200 trabalhadores que se encontravam em situação análoga à escravidão.

Além do Fórum das Centrais Sindicais, que reúne as principais centrais de trabalhadores do estado, haverá representação do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Tribunal Regional do Trabalho – TRT 4ª Região, Ministério Público do Trabalho – MPT, da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, do Senador Paulo Paim, de deputados federais e estaduais e sindicatos de trabalhadores da região e do RS.

Relembre o caso

No dia 22 de fevereiro, uma operação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal (PF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e MPT-RS resgatou 207 pessoas alojadas em condições impróprias em uma pousada em Bento Gonçalves.

Segundo denúncias realizadas por um grupo de seis trabalhadores que havia conseguido fugir e denunciar o caso, o local era alojamento para uma força de trabalho atraída para a colheita da uva.

No momento da contratação, os trabalhadores recebiam a promessa de que seriam custeados alimentação, hospedagem e transporte, mas, chegando ao Rio Grande do Sul, eles tiveram que pagar pelo alojamento, já começando em dívida.

O local de alojamento também apresentava péssimas condições e os resgatados, na grande maioria oriunda da Bahia, relataram ameaças, intimidações e agressões.

Em 2022, resgate também foi recorde no Brasil

Em todo o país, em 2022 pelo menos 2.575 trabalhadores (número recorde, até então) foram resgatados de condições análogas à escravidão em 432 operações realizadas. Em 2021 foram 1.937 resgates. Em 2020, foram 942 em 2019 foram 1.054 pessoas resgatadas. Os dados são do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Com informações de Brasil de Fato e CUT RS e Extraclasse