Sindiserv participa de reunião sobre assistência social de qualidade para a população

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli participou nesta segunda-feira (27/02) da reunião pública sobre a situação dos trabalhadores da assistência social de Caxias do Sul e a prestação de um serviço de qualidade. A atividade foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), presidida pela vereadora Rose Frigeri/PT e ocorreu no plenário da Câmara.

Estavam presentes o presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), Claiton Augusto Vargas Melo, a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti.

Silvana abriu o debate fazendo uma contextualização histórica do trabalho de assistência social no Brasil. Ela salientou a importância do serviço para o contexto econômico e social do país. Outro ponto levantado por ela foi a necessidade desenvolver uma política econômica de qualidade para reduzir as demandas das assistências. Ela também defendeu o serviço prestado pelos servidores concursados. “O acesso ao trabalho no serviço público deveria ser somente por meio de concurso, visto que com a terceirização as relações de trabalho são precarizadas e não há controle orçamentário”, destaca.

Katiane Boschetti, em sua manifestação, apresentou dados acerca do orçamento da FAS. Ela explicou as mudanças salariais e as novas definições de cargos dentro das assistências.