Sindiserv reivindica assuntos importantes para a categoria em primeira reunião de 2023 com Executivo

O Sindiserv, representado pela presidente, Silvana Piroli, o vice-presidente, Rui Miguel Borges da Silva e o diretor Jorge Dutra, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (5), com a chefe de governo, Grégora Fortuna dos Passos, na primeira reunião de 2023 foram discutidos o repasse da inflação conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acordado em agosto do ano passado e questões que já estavam na pauta desde março de 2022, quando foi deflagrada a Campanha Salarial, tais como problemas referentes à Parcela Autônoma que é destinada aos servidores afetados pela LC 409/2014 que criou cargos diferentes para as mesmas funções em oito atividades.

Repasse da inflação

O percentual do IPCA, no acumulado dos 12 meses tem previsão de ser anunciado na próxima semana (a expectativa é se que seja anunciado no dia 10 de janeiro), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), contudo, em agosto, após uma paralisação da categoria, a Administração Municipal, realizou um repasse de 2% como antecipação, no mês de setembro.

Nesta quinta-feira em sessão extraordinária, os vereadores votarão sobre o reajuste da inflação com a  previsão de que pagamento no final de janeiro. “É importante registrar que o IPCA é um índice determinado pela atual administração. Nos últimos 20 anos, o repasse das perdas inflacionárias era baseado em outra média de cálculo (IGPM/FGV, IPC/FIPE e IPC/IEP), que melhor representava as perdas no poder de compra que todos nós enfrentamos no ano passado. Precisamos de um reajuste real”,  destaca Silvana.

Parcela Autônoma Especial

A Parcela Autônoma Especial (PAE) que é uma forma de compensação pelas distorções causadas pela LC 409/2023, uma lei que criou cargos e remunerações distintas para as mesmas funções, também entrou em discussão. Isso porque no momento da aposentadoria, os servidores que recebem a PAE não têm este valor integralizado. “Levamos uma proposta para resolver este problema e não obtivemos resposta. A secretária disse que analisaria a documentação enviada pelo Sindiserv e prometeu retorno”, assinala.