Guarda Municipal relata emoção ao salvar bebê engasgado
Atualizado em 26/05/2023
A pequena Helena, de apenas 12 dias, renasceu na noite desta quarta-feira (11/01), nas mãos do guarda municipal Marcio Laguna, que integra a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). Ações como esta demonstram a qualificação da Guarda Municipal para atuar nas diversas situações de segurança da população.
Conforme o relato de Laguna, a viatura estava retornando de uma operação no Distrito Industrial, quando foram surpreendidos pelos pais da criança. Confira o depoimento:
“Os pais disseram que a filha não estava respirando, perguntei onde ela estava e logo a mãe me entregou a bebê nos braços. Ela estava mole, as pálpebras já azuladas e percebi que realmente estava com as vias obstruídas com leite, pois a mãe contou que estava amamentando quando ela parou de respirar. Imediatamente coloquei a criança de bruços no antebraço, segurando pela palma da mão (manobra de Heimlich), conforme somos instruídos nos cursos de qualificação ministrados pelos colegas do SAMU. Continuei as massagens nas costas da criança enquanto o colega Maciel fazia contato com o SAMU. Estávamos no meio da rua, com pouca iluminação, aí fomos até a frente da EMEF 19 de abril que é mais iluminada e, lá percebi que a criança começou a tremer e abriu os olhos, lacrimejando muito. Eu só pensava:_ Chora nenê, mas a Helena não chorou. No fim, deu tudo certo”.
Conforme a mãe, Helena nasceu prematura e passou alguns dias no hospital depois do nascimento.
Foto: Divulgação GM