Câmara aprova reposição da inflação a servidores municipais

Em sessão extraordinária realizada na tarde desta quinta-feira (5/01), o Legislativo caxiense aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 1/2023 que concede o repasse das perdas inflacionárias aos servidores municipais. A votação foi acompanhada pelo vice-presidente do Sindiserv, Rui Miguel Borges da Silva, pelo secretário-geral, Valderes Fernando Leite e pela diretora suplente, Letícia Antoniolli. A reposição será paga no vencimento de janeiro tendo base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é calculado pelo IBGE. Ainda não há um percentual exato, uma vez que o índice de dezembro será integrado ao acumulado do ano de 2022, no dia 10 de janeiro. A estimativa é que seja em torno de 5,90.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destaca que a medida cumpre o acordo celebrado em agosto de 2022, após intensa mobilização da categoria. “Esperamos avançar nas conquistas em março quando ocorre a Campanha Salarial. A inflação medida pelo IBGE não representa a realidade que percebemos quando vamos ao supermercado e as perdas que os servidores vêm tendo. Com a aprovação da Reforma os servidores aposentados passarão a contribuir (a partir de R$ 2.080) com 14% e ultrapassando o teto do regime geral do INSS (R$ 7.087,22), terão um percentual escalonado que poderá chegar a 22%. Mas é um progresso na medida que se cumpre um acordo já estabelecido”, pontua.

*Importante lembrar que após a mobilização da categoria em 18 de agosto de 2022, a Administração realizou o adiantamento de 2% repassado no mês de setembro.