Silvana Piroli ocupa tribuna na Câmara para esclarecer sobre a previdência

 Silvana Piroli ocupa tribuna na Câmara para esclarecer sobre a previdência

Atualizado em 26/05/2023

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, ocupou a tribuna na manhã desta quinta-feira (8/12) para falar sobre os PLCs 35 e 36/2022 que discorrem sobre a aplicação da EC 103/2019, especialmente sobre a necessidade de esmiuçar números e ampliar o debate.

Na oportunidade, Silvana explicou que antes da EC de 98, os trabalhadores se aposentavam pelo tempo de contribuição e não pela idade. Desde a criação do FAPS em 2001, a Legislação diz que o quando o Fundo é deficitário é necessário avaliar todas as questões gerenciais e administrativas que estejam dando resultado, que se crie um Fundo Garantidor que possa ser utilizado em forma de reserva, composto por imóveis, títulos e outras formas que sirvam de garantia. “Sobre a segregação de massas, que foi apresentada pelo Executivo, mas não explica como de fato será. Não dá para votar em um projeto com tanta incerteza e falta de cálculos matemáticos e financeiros. Eu não me sinto tranquila em falar com tanta afirmação sobre essa proposta porque nós pedimos diversas vezes os cálculos e eles nunca nos apresentaram”, assinala.

Reunião entre Legislativo, Sindiserv e Executivo é sugerida por vereadores

Na parte da tarde, a Comissão que estuda a Reforma da Previdência do Sindiserv esteve reunida com os vereadores, Lucas Caregnatto, Velocino Uez, Ricardo Daneluz, Adriano Bressan, Zé Dambrós, Renato de Oliveira, Olmir Cadore e os assessores dos vereadores, Felipe Gremelmaier, Tatiane Frizzo, Rafael Bueno, Maurício Scalco, Denise Pessôa e Estela Ballardin.

A apresentação dos cálculos solicitada pelo Sindiserv sobre os impactos da segregação de massas, não foi enviado pelo Executivo e essa é uma das tantas preocupações acerca do projeto.

Por sugestão do vereador Adriano Bressan e com aceno positivo dos demais presentes, a alternativa para aprofundar o assunto, após a explicação da presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, foi a de realizar uma reunião envolvendo Sindiserv, Legislativo e Executivo. “Temos informações divergentes sobre a Reforma, creio que o ideal seria reunir e debater”, sugeriu.

 

0 Shares

Relacionados