Silvana Piroli participa do 1º Encontro Nacional Mulheres, Negritude e Diversidade
Atualizado em 26/05/2023
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, participa nesta sexta-feira (9/09) da discussão sobre a realidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no mundo do trabalho no 1º Encontro Nacional “Mulheres, Negritude e Diversidade”, na cidade de Serafina Corrêa (RS).
O objetivo é discutir a questão de gênero, raça e diversidade. De um lado, a proposta é abordar a realidade das mulheres negras, que são as mais atingidas na sociedade quando olhamos para a violência, as taxas de desemprego e a informalidade. Uma realidade extremamente preocupante.
Estudo da Fundação Getúlio Vargas, divulgado em julho de 2022, mostra que 43,3% das mulheres negras ocupam postos de trabalho informais, uma taxa superior à média nacional, que é de 40,1%. Na informalidade, essas mulheres ganham menos.
De outro lado, o encontro irá discutir a realidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no mundo do trabalho, assim como no movimento sindical.
Para entender o tema, levantamento do Observatório de Mortes e Violências contra essa população, divulgado em maio de 2022, apresenta que pelo menos 316 pessoas LGBTQIA+ morreram no Brasil por causas violentas em 2021. Dessas mortes, 285 se referem a assassinatos.
O debate é mais do que atual, especialmente em um momento da história em que vemos a discriminação racial e a violência aumentarem contra a população LGBTQIA+. A situação piora ainda mais com os discursos do presidente da República, autoridade pública máxima no Brasil, mas que, infelizmente é racista, misógino e preconceituoso.
Os sindicatos e o movimento sindical como um todo precisam ampliar essas discussões no sentido de combater os preconceitos e as discriminações, buscar a garantia de direitos e construir uma sociedade mais justa, plural e democrática.
Texto: Redação – Contac