Sindiserv negocia 2% de reposição da inflação em dia de paralisação

Nesta quinta-feira, 18, nem a chuva e o frio espantaram os mais de dois mil servidores municipais de Caxias do Sul, que se reuniram em frente ao Centro Administrativo Municipal, para reivindicar melhores condições de trabalho, mais nomeação de profissionais, nas áreas da saúde, segurança e educação e principalmente a reposição da inflação no salário dos servidores.

A paralisação foi aprovada em assembleia pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sinidiserv), e ocorreu em dois momentos: durante o dia, às 10h da manhã, e as 16h horas da tarde, mesmo protestando, 40% dos serviços essenciais foram mantidos pelos servidores, visando não deixar de anteder a população caxiense.

Para a professora Marisol Gomes Sobroza, servidora municipal há 6 anos, é importante se fazer presente na luta pela manutenção dos direitos de todos os servidores que atuam com tanta competência para o crescimento da cidade.
“A educação é o caminho para que as mudanças aconteçam de forma igualitária e com qualidade. Estamos sempre atuantes em defesa da educação e não estivemos um dia sequer durante a pandemia sem lutar para que nossos estudantes recebessem o que de fato era direito e necessário”, destacou Marisol.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, conversou com a classe durante a manhã e reiterou que as reivindicações seriam encaminhadas para o prefeito, Adilo Didomênico, em uma reunião que ocorreu as 11h, após o encontro, o chefe do poder executivo, solicitou uma nova reunião a tarde onde apresentaria uma proposta.

Ao retornar da reunião, Silvana juntamente com os integrantes da Comissão da Campanha Salarial, apresentaram a proposta oferecida por Adilo e colocou em votação, para que os servidores decidissem se aceitariam ou não. O prefeito propôs um reajuste inflacionário de 2% no final de setembro, e restante do percentual das perdas salariais de 2022 será feito janeiro de 2023 (em janeiro haverá desconto dos 2%), tendo como base o Índice de Preço ao Consumidor (IPCA). Após debaterem, a classe aceitou a proposta, dando por encerrada a paralisação.

Para  Silvana, essa foi uma conquista dos servidores, que mesmo nas intempéries do tempo se propuseram a protestarem e a lutarem por seus direitos.
“Esse avanço é mérito de todos os servidores, que lutam por melhores condições de trabalho, pra oferecer um serviço de qualidade para os cidadãos caxiense, nossa caminhada é constante, estamos avançando e continuaremos buscando defender e manter nossos direitos duramente conquistados ao longo dos anos” enfatizou Silvana.

Outros pontos da Campanha Salarial entraram em discussão nesta sexta-feira

As negociações seguiram na manhã desta sexta-feira (19) com reunião entre a direção do Sindiserv, por meio da presidente, Silvana Piroli, os diretores Rodrigo Varreira e e Maria Lourdes Back de Lima, a titular da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística,  Daniela Reis e o diretor de RH Edelvan Peruzzo. Entre os pontos debatidos estiveram as licenças-prêmio compensadas, a Lei 191/2022 que descongela avanços para os servidores das áreas de saúde e segurança, ampliação de carga horária, encaminhamento de Lei para reposição inflacionária para aprovação no Legislativo.