Em assembleia, servidores aprovam paralisação dia 18 de agosto e assinalam possibilidade de estado de greve

A direção do Sindiserv realizou na noite desta terça-feira, dia 9 de agosto, a assembleia geral da categoria para deliberar o andamento da Campanha Salarial 2022. Cerca de 350 servidores participaram do encontro que, aprovaram por unanimidade, caso as pautas principais não sejam atendidas, a partir da paralisação no dia 18 de agosto a categoria entrará em “Estado de Greve”, alertando a administração que a qualquer momento poderá ser deflagrada uma greve. O encontro foi conduzido pela presidente, Silvana Piroli.

FAPS

A situação do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (FAPS) e do déficit atuarial foi o primeiro ponto debatido na assembleia. “É preciso deixar claro que não são os servidores os culpados pelo déficit. A passivo de R$ 6 Bi anunciado pela Prefeitura é calculado como se todos os servidores fossem se aposentar no mesmo dia. Queremos participar dessas discussões, especialmente sobre as alternativas, pois essa conta não pertence aos servidores e sim, à Administração”, salientou Silvana.

Defesa do serviço público

Cerca de 10 servidores solicitaram espaços de fala durante a assembleia, sempre destacando a necessidade de unidade entre a categoria, a importância do serviço público e o descaso do Executivo com as pautas apresentadas, especialmente no que tange o repasse das perdas inflacionárias.

Estado de Greve

A sugestão apresentada por Silvana e aprovada pelos presentes foi a busca de uma reunião com o Executivo na manhã do dia 18 de agosto, e, dependendo das negociações, será deflagrado o Estado de Greve, em setembro haverá com vigília em frente ao Centro Administrativo, das 11h às 13h, e a realização de assembleias setoriais.

18 de agosto

As mobilizações iniciam às 9h com concentração em frente à Prefeitura e ato às 10h. Na parte da tarde a vigília permanece à partir das 14h e ato às 16h.