Sindiserv avalia participação na Conape 2022

A comitiva do Sindiserv, composta pela presidente, Silvana Piroli, os diretores Alvoni Prux dos Passos e Clarice de Freitas e a delegada sindical Fernanda Molin dos Passos, que acompanhou a II Conferência Nacional e Popular de Educação 2022 (Conape 2022), realizada entre os dias 15 e 17 de julho, vivenciaram com intensidade os dias de debate sobre a educação.

No domingo, a Conferência encerrou com a “Carta de Natal”, na qual inclui a luta do movimento docente no próximo período. A Carta apresenta uma plataforma de luta para o magistério, que busca mobilizar também a sociedade, em defesa do Estado democrático de direito, das instituições republicanas, da vida, da soberania do Brasil e popular, dos direitos e reafirma o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas e todos.

O tema dessa edição foi “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, e como lema “Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destacou a grande participação de lideranças e educadores de todos os lugares do Brasil e de todos os níveis de ensino. “Estavam presentes profissionais e alunos da educação básica ao ensino superior. Foi emocionante ver a participação dos estudantes com a sua alegria e juventude ajudando a construir propostas de consenso à educação no país”, destaca. Não á toa, a II Conape foi denominada, em plenário, como “Conape da esperança”. A conferência foi organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE).

Para o diretor do Sindiserv, Alvoni Prux dos Passos, foi uma intensa defesa das políticas públicas no setor da educação em relação à diversidade e investimentos. “Participei do eixo número 3 que fala sobre os conceitos que envolvem o público LGBTQIA+ e também das discussões referentes ao Novo FUNDEB e do lançamento da Plataforma dos Municipais para as Eleições 2022.  No geral, percebeu-se a importância da gestão democrática dentro das redes de ensino, sempre tratando do respeito ao controle social e da participação popular. Participamos também de algumas comunicações orais sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos nos primeiros ciclos do ensino fundamental. Também discutimos a aplicação da Lei do Piso Salarial para o magistério e a importância de estabelecer o plano de carreira para os profissionais de educação”, pontua.