Câmara promove Seminário de Combate às Fake News

O “Seminário de Combate às Fake News (notícias falsas) nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação”,  está marcado para o próximo dia 29 de julho, no plenário da Câmara de Vereadores, com transmissão pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pelas redes sociais do Parlamento (Facebook e YouTube).

De acordo com a presidenta da Câmara, Denise Pessôa, o objetivo das palestras será combater a desinformação durante o período eleitoral, marcadas para 2 de outubro vindouro, em 1º turno, e para 30 de outubro, em caso de 2º turno. “Queremos desmistificar as desconfianças com relação à segurança do voto por meio da urna eletrônica. Já fui vítima de notícia falsa. Não é brincadeira mexer com a vida das pessoas. Dependendo do grau da desinformação, é possível gerar violência”, alertou Denise.

O Seminário é promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, em parceria com a Escola do Legislativo caxiense, o TRE/RS, a Ordem dos Advogados do Brasil/OAB-Seccional Caxias do Sul, a Escola Superior de Advocacia (ESA), o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE), a ARI Serra Gaúcha, UCS, FSG, UNIFTEC e IDEAU.

Estudantes interessados na obtenção de certificado de participação podem se inscrever por meio deste link: https://docs.google.com/forms/d/1vKNd17yIUZFhBiK2BvXGrEsbBeM5EmsRnPmvz9lObmg/edit

Programação:

Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação

8h30 – Abertura do Evento

Presidenta da Câmara, Vereadora Denise Pessôa e representantes das entidades parceiras

9h – A atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação

Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Vice-Presidente e Corregedora Regional Eleitoral TRE-RS

10h – A Segurança do voto eletrônico

Luis Fernando Schauren – Comissão de enfrentamento à desinformação TRE-RS

13h30 – Direito Eleitoral Digital

Diogo Rais – professor de Direito Eleitoral e Digital do Mackenzie e membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político)

15h45 – O Papel da Advocacia no combate à desinformação