Câmara aprova projeto redução de carga horária para servidores com filhos dependentes
Atualizado em 26/05/2023
Na manhã desta terça-feira (29/03) estiveram presentes na sessão da Câmara de Vereadores o diretor de cultura e Esporte, Rodrigo Varreira, enquanto pai de criança que teve paralisia cerebral, e a diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima. Na ocasião, foi votado o Projeto de Lei Complementar n°50/2021, que visa a atenuação da carga horária de servidores com filhos especiais. Caso o pai e a mãe ou responsável legal sejam servidores, somente um será beneficiado com a redução, mediante a comprovação da dependência. A redução chega a 50% da carga horária de trabalho, sem que haja encolhimento salarial. O principal objetivo é dar mais qualidade de vida ao dependente.
O projeto é uma luta antiga do Sindiserv. O dependente que tenha incapacidades precisa de total auxilio de seus de seus responsáveis e o sindicato é empático a essa necessidade dos servidores. “A nova regra visa dar melhores condições de trabalho para os pais e qualificar os cuidados com a criança, portanto é algo primordial dentro de um serviço público de qualidade”, enfatiza, Silvana Piroli, presidente do Sindiserv.
Segundo Varreira, esse é um direito dos responsáveis legais e apresenta igualdade entre gêneros. “Os pais e responsáveis legais podem exigir o direito de reduzir a carga horária para acompanhar seus filhos nos atendimentos necessários para uma melhor inclusão na sociedade. É tudo o que um pai deseja, que seu filho tenha condições de integração social. Digo com propriedade, pois tenho um filho nessa condição, que teve paralisia cerebral no parto”, relata Varreira.
ADRIANO BRESSAN – PTB – Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ – PP – Não
CLOVIS DE OLIVEIRA – PTB – Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA – PT – Presente
ELISANDRO FIUZA – REPUBLICANOS – Sim
ESTELA BALARDIN – PT – Sim
FELIPE GREMELMAIER – MDB – Sim
GILFREDO DE CAMILLIS – PSB – Sim
GLADIS FRIZZO – MDB – Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS – PSB – Sim
JULIANO VALIM – PSD – Sim
LUCAS CAREGNATO – PT – Sim
MARISOL SANTOS – PSDB – Sim
MAURÍCIO MARCON – PODE – Não
MAURÍCIO SCALCO – NOVO – Sim
OLMIR CADORE – PSDB – Sim
RAFAEL BUENO – PDT – Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA – PcdoB – Sim
RICARDO DANELUZ – PDT – Sim
SANDRO FANTINEL – PATRI – Não
TATIANE FRIZZO – PSDB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ – PTB – Sim
WAGNER PETRINI – PSB – Sim