Água: um bem de todos e não lucro de poucos

Instituído no dia 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas. O dia mundial da água foi considerado um marco para países do mundo inteiro com relação ao seu acesso. As discussões da época começam a se voltar para o aquecimento global, saneamento básico, a poluição de rios e lençóis freáticos. Hoje, cerca de 40% da população mundial não tem água suficiente, e para os que tem, a poluição segue sendo um problema grave e real.

Cerca de 84% dos brasileiros recebem em suas casas água tratada. São quase 35 milhões de brasileiros sem este serviço básico, 14,3% das crianças e adolescentes não tem acesso à água. O consumo médio é 152, 1 litros por habitante ao dia. Segundo a Organização das Nações Unidas, uma pessoa utiliza em média 110 litros de água por dia.

A pandemia evidencia a necessidade do uso de água. Quando necessitamos do uso dela para lavarmos as mãos e nos mantermos distante da COVID-19. Enquanto o restante do mundo fala remunicipalização da água, em contrapartida o Brasil pensa nas privatizações, sob o formato de Parcerias Públicas Privadas, as chamadas PPPs, seguem assolando o nosso futuro. Num futuro não muito distante podemos ver a água sendo um bem para todos, mas gerando lucro para poucos, estes farão da água um recurso escasso e a manterão cada vez mais distante da população.

Não existem melhorias ao se manter a água no poder de alguns. É necessário que a água continue sendo bem público, sendo mantido pelos servidores públicos que ainda hoje zelam por ela. Não podemos coloca-las nas mãos de empresários que visam o próprio lucro, e não o bem da comunidade. Não se pode deixar que a água viria uma mercadoria.

A nossa luta é por uma sociedade igualitária, onde todos possam ter acesso a água, bem como transporte, saúde e educação de qualidade. O Sindiserv é aliado nesta luta, não podemos deixar que nosso bem precioso seja repassado para mãos de terceiros, temos que seguir nesta incansável luta. Que possamos tratar a água de igual modo como no o art. 5° da Declaração Universal dos Direitos da Água. “A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”.