Projetos importantes para o serviço público são recebidos pela Câmara

 Projetos importantes para o serviço público são recebidos pela Câmara

Atualizado em 26/05/2023

Nesta sexta-feira (25/02) a direção do Sindiserv por meio da presidente, Silvana Piroli, do vice-presidente, Rui Miguel Borges da Silva e da diretora de saúde, Maria Lourdes Back de Lima, acompanhou a entrega de Projetos de Leis importantes para os servidores e comunidade na Câmara.

Na ocasião a casa tratou do protocolo de quatro projetos: a criação do cargo de médico de 20 horas, o pagamento de auxílio-transporte para agentes de saúde que trabalham nas UBSs do interior, a carga horária reduzida para servidores que sejam pais, mães ou representantes legais de Pessoas com Deficiência (PCDs)  e a proposta sobre as cotas para afrodescendentes. A presidente da Câmara, Denise Pessôa se compromete em tratar os projetos com urgência.

Auxílio-transporte para ACSs
Uma das reivindicações do Sindiserv que integrou a Campanha Salarial 2021 é o auxílio-transporte para Agentes Comunitários de Saúde que atuam no interior de Caxias, especialmente nos distritos. “O Governo estabelece metas de visitas à população, mas todos sabemos que no interior as residências são mais distantes e muitas vezes o profissional precisa percorrer longos caminhos a pé ou com transporte próprio para dar conta. O PL que concede o auxílio beneficiará tanto os trabalhadores quanto a população assistida”, defende Silvana.

Criação do cargo de médico 20h

Para a diretora de saúde, o projeto é importante, pois essa demanda é uma vitória para a população. “A criação do cargo médico de 20hs é um ganho para os usuários do SUS da nossa cidade. Já tivemos cargos médicos de 33 e 20 horas. Com a Lei Complementar 409 foi criado cargo de 12 horas. Como fazer prevenção trabalhando 12 horas por semana? Saúde se faz com equipes completas; médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e com agentes comunitários de saúde”, destaca.

Silvana ressalta que esta é também uma das lutas do Sindiserv que se possa atender com o número completo de trabalhadores, condições, insumos e medicações, para poder atender a população. “As UBSs são a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde se trata de uma série de doenças crônicas, faz prevenção e promoção à saúde”, salienta.

0 Shares

Relacionados