Representantes do magistério municipal emitem carta relatando sobrecarga e sinalizam paralisação

Em reunião do conselho dos servidores do magistério realizada nesta quarta=feira (11), os representantes da categoria aprovaram a publicação de uma carta aberta na qual evidencia a sobrecarga de trabalho, a possibilidade de paralisação na próxima quarta-feira (18), a necessidade de alinhar diversos pontos com a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sandra Negrini, além de eleger representantes para o Conselho Municipal de Educação (CME).
Na avaliação da presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, a reunião foi bastante produtiva ao mesmo tempo em que revelou por meio de depoimentos o desgaste dos trabalhadores da educação. “É uma realidade que tem afetado muito a saúde dos profissionais e é impressionante a capacidade de promover a luta mesmo diante de todas as adversidades na esperança de construir um país decente”, assinala.
A diretora da educação, Olga Neri de Campos Lima reforçou o sentimento de indignação dos profissionais de educação diante da prostração do poder público .

CONAPE
A reunião iniciou com a fala das professoras Rosane Zan, diretora do CPERS-Sindicato/Coordenação Colegiada da CONEPE-RS e Sônia Ogiba, diretora ADUFRGS-Sindical/Coordenação Colegiada da CONEPE-RS, que abordaram a conjuntura atual na educação e a importância de participar das Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE).

Carta aberta
O documento aprovado em reunião (pode ser acessado AQUI) destaca o acúmulo de trabalho com o acúmulo de funções e, como retorno da atual administração, a falta de reconhecimento.

Reunião com SMED
O Sindiserv, por meio da secretaria-geral, solicitará uma reunião com a titular da SMED, Sandra Negrini para esclarecer demandas apresentadas na reunião, como novo decreto de QPE (quadro de pessoal por escola), sobre carga de trabalho e carga horária de planejamento entre outras demandas.

Mobilização
O próximo passo da mobilização será a participação na assembleia, sexta-feira, 13, às 18h30. Na oportunidade haverá a decisão sobre a paralisação total ou parcial no dia 18 de agosto.

Representante
Também foi aprovada a representante para suplência do Sindiserv no Conselho Municipal de Educação (CME), que ficará sob responsabilidade de Sandra Borges dos Santos.