Em reunião, conselheiros apostam na luta e mobilização

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) realizou na tarde desta sexta-feira (21), a reunião do Conselho Deliberativo da qual 140 servidores participaram e tomaram posse como delegados(as) representando os setores junto ao Sindicato. O encontro foi conduzido pela presidente, Silvana Piroli, e teve como pauta a eleição dos novos integrantes do Conselho Fiscal do Sindiserv, o retorno da Administração Municipal sobre os itens que compõem a Campanha Salarial 2021 e a Reforma Administrativa. O encontro iniciou com a declaração de posse dos novos membros do Conselho Deliberativo (2021/2024) pela presidente.

Conselho Fiscal

Os novos integrantes do Conselho Fiscal do Sindiserv como titulares são Lucimar Parisotto Carnisella, Scheila Caroline dos Santos Veadrigo e a Magda Marin Felipetto e suplentes Inês Bernardete Schwantes, Rosângela Gross Rodriguez de Almeida e Simone Becker. Os conselheiros serão responsáveis por acompanhar os investimentos realizados pela entidade. Importante: os dados sobre os investimentos estão disponíveis no site do Sindiserv, AQUI.

Campanha Salarial 2021

Pouco antes de iniciar a reunião do Conselho Deliberativo, a secretaria-geral do Sindiserv recebeu o retorno do Executivo sobre as pautas que compõem a Campanha Salarial 2021, o documento pode ser acessado AQUI.

Os itens que mais se sobressaem entre os servidores são a trimestralidade, a resolução das distorções da Lei 409/2012 e suas correlatas, fornecimento de EPIs em qualidade e quantidades suficientes, pagamento de licenças-prêmio compensadas e a transferência do incentivo aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Como encaminhamento, os participantes sugeriram uma reunião com o Executivo a fim de apresentar uma contraproposta. “Nos manteremos mobilizados para que a valorização prometida, de fato aconteça”, ressalta Silvana.

Ato em caráter de assembleia – 31 de maio

No dia 31 de maio acontecerá um ato em caráter de assembleia em frente ao Centro Administrativo municipal, a concentração iniciará às 14h, com carro de som e permanecerá em vigília e com a entrega de camisetas. Após, às 17h, será realizado o Ato/assembleia chamando a atenção para a necessidade de vacinas contra a Covid-19 e da valorização da categoria. “Este momento será decisivo para a tomada de ações mais enérgicas”, destaca Silvana.

Reforma Administrativa

Sim, pressão faz toda a diferença. O terceiro assunto abordado foi a reforma administrativa e os impactos para atuais e novos servidores e também para a sociedade. Silvana pontuou os principais temas da reforma. O material utilizado pode ser acessado AQUI e AQUI. “A pressão dos servidores começou a surtir efeito. Sob avaliação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), a Reforma Administrativa passou por mudanças importantes que retira a subsidiariedade. Com a mudança promovida pelo relator, o Estado mantém o papel central na garantia dos direitos sociais previstos na Carta, cabendo à iniciativa privada uma atuação subsidiária. “É necessário continuarmos utilizando as ferramentas de pressão sobre os parlamentares”, destaca, Silvana.

Eleições para Conselhos Deliberativo e Fiscal do FAPS

O presidente da Comissão Eleitoral, Rodrigo Varreira informou que neste ano, as eleições serão online, entre os dias 31 de maio e 1º de junho, por meio do portal do servidor, mediante login e senha (as mesmas que já são utilizadas pelos servidores). “O Ipam, fará um tutorial explicando os passos para a votação. Ressaltamos a importância da participação de todos e que sejam avaliados os perfis dos candidatos para que estejam comprometidos com o futuro do FAPS”, destaca.
Haverá ainda dois postos de votação presencial na Prefeitura e na sede do IPAM.

Serão eleitos para cada Conselho:

3 titulares e 3 suplentes do segmento ativo do Deliberativo;

2 titulares e 2 suplentes para o segmento ativo Fiscal;

1 titular e 1 suplente do segmento inativo para o Deliberativo;

1 titular e 1 suplente do segmento inativo para o Fiscal.

Lembramos que o Executivo indica o mesmo número de conselheiros para ambos segmentos.

Confira quem são os candidatos associados ao Sindiserv e os respectivos números:

Conselho Deliberativo – Segmento Ativos
Sônia Valdemira Cristóvão – 101