Participe do curso preparatório para Delegados Sindicais nos dia 4, 11 e 25 de fevereiro

Participe do Curso preparatório nos dias 4, 11 e 25 de fevereiro, às 19h, pelo link:https://zoom.us/j/92812834066

• A participação no curso é opcional e não é um pré-requisito para concorrer a Delegado(a) Sindical. O conteúdo do curso é o mesmo em todas as datas.

Como serão?

As eleições ocorrerão nos locais de trabalho, conforme agenda divulgada internamente. Nesses dias, o Sindiserv estará presente.

Quando?

De 15 de fevereiro a 12 de março, em cada setor ou secretaria da Prefeitura. No dia 18 de fevereiro, em todas as escolas da rede municipal.

Quem pode votar?

Todos o servidores podem votar, mas apenas os associados podem ser votados

O que diz o Estatuto do Sindiserv

Artigo 1º – O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul é constituído para fins de defesa e representação legal da categoria profissional dos servidores municipais de Caxias do Sul, objetivando: melhoria nas condições de vida e trabalho de seus representados; independência e autonomia da representação sindical e luta pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à Justiça social e pelos direitos fundamentais dos seres humanos.

O que é Delegado Sindical?

É o elo entre os trabalhadores e a direção sindical e quem primeiro observa as demandas nas relações trabalhistas. O delegado sindical deve agir para coibir qualquer tentativa de desrespeito à Legislação Vigente.

O que deve fazer um Delegado Sindical?

– Decidir e encaminhar em seu local de trabalho as demandas dos trabalhadores de forma democrática;

– Sugerir medidas de aprimoramento das condições de trabalho e adequada aplicação da legislação geral e específica;

– Opinar sobre questões que envolvam interpretação das legislações;

– Promover estudos que visem o aperfeiçoamento das relações entre o funcionalismo, a administração e seus públicos-alvo;

– Agir com ética no encaminhamento de todas as questões envolvendo colegas de trabalho;

– Ser um intermediário e apoio aos conflitos, buscando ajuda da direção sindical sempre que necessário;

Quem pode ser Delegado(a) Sindical?

Todos os servidores e servidoras associados ao Sindiserv.

Desafios do Sindiserv e seus Delegados

Nossos direitos estão mais ameaçados do que nunca. O cenário nacional, estadual e municipal é de desmonte do serviço público, especialmente nas áreas da saúde, educação, segurança, assistência social e previdência.

Manter e ampliar as conquistas trabalhistas e sociais é um desafio da sociedade brasileira, principalmente dos servidores públicos. Para tanto é fundamental a mobilização e articulação através dos sindicatos e de suas instâncias. Nesse contexto, as eleições de delegados serão muito importantes.