Pesquisa sobre saúde emocional é tratada em reunião do Conselho de Saúde do Sindiserv

Nesta quinta-feira (6/08), o Sindiserv realizou a reunião mensal do Conselho da Saúde para debater as condições de trabalho e as ações realizadas pela entidade. O encontro aconteceu por meio da plataforma Zoom, com as mediações da presidente, Silvana Piroli e da diretora de saúde, Karina santos.

Pesquisa para profissionais da saúde
O primeiro assunto contou com a participação coordenadora do curso de Psicologia da FSG, Ana Claudia Zampieri, que apresentou um questionário direcionado aos profissionais da saúde sobre sobre questões emocionais impactadas pelo Coronavírus (Covid-19). O Sindiserv será uma das entidades parceiras na divulgação do questionário de saúde, que servirá como base de análise do quadro geral dos trabalhadores na saúde pública e privada. Silvana defendeu a aplicação do questionário salientando que o resultado servirá de chancela para muitas lutas que o Sindiserv está travando na defesa de EPIs e testagens. Mais detalhes sobre a pesquisa serão divulgados na próxima quarta-feira (12), quando a parceria será formalizada.

Segurança para os trabalhadores

O Sindiserv tem desempenhado o papel de protagonista no Estado no que se refere a busca por EPIs e testagens para profissionais da saúde. Na reunião foi relatada a situação da distribuição de materiais, a desinfecção das UBS, ainda foi lembrado que as UBSs não possuem estrutura física para o enfrentamento ao Covid-19. Importante: em caso de falta de EPIs, contatar a chefia e o Sindiserv.

Desconto sobre parcelas temporárias

O assunto que tem movimentado os servidores na última semana é a necessidade de optar sobre o desconto ou não das parcelas temporárias na contribuição ao FAPS. A escolha, obrigatória apenas para os servidores que estão em exercício prevê que a opção pelo desconto seja mais vantajoso para os servidores que ingressaram no serviço público após 2003, “Caso o servidor venha a realizar algum tipo de função gratificada ou receba auxílio em razão da sua atividade, como o difícil acesso, por exemplo, poderá levar o percentual para a sua aposentadoria. Esta foi uma forma que o IPAM encontrou para manter o repasse, cuja a reforma da Previdência retirou”, explica. Dúvidas referentes ao assunto podem ser enviadas pelo whatsapp do sindicato (54 – 9 8109.0145).

Mês do servidor e eleições online
Neste ano, excepcionalmente, o tradicional jantar dançante dos servidores não acontecerá. O assunto foi amplamente debatido na reunião do Conselho Deliberativo na última terça-feira (4/08) e a totalidade dos conselheiros concorda com outro formato de valorização da categoria. Sugestões sobre ações são bem-vindas.

Neste ano, as eleições para direção do Sindiserv poderão seguir um novo formato com a realização da votação por meio virtual. A alternativa visa resguardar os servidores em razão da necessidade de distanciamento social, além de ser um modo seguro e mais econômico de realizar o pleito. A servidora Lia Quevedo, pontua que o formato já é adotado pela maioria dos conselhos profissionais. Contudo, esta decisão feita em assembleia no mês de setembro.