Sindiserv promove reunião sobre cuidados para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

Na manhã de segunda-feira (20), o Sindiserv oportunizou um encontro virtual entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e as médicas Valéria Scur e Vanusa Perini, que atuam na referência técnica da atenção básica de saúde no município. A reunião, conduzida pela presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, serviu para pontuar informações e esclarecer dúvidas sobre os atendimentos domiciliares e os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19).

Conforme a diretora de saúde do Sindiserv, Karina Santos, o encaminhamento surgiu após uma reunião com as profissionais. “Foram apontadas dificuldades no fluxo das informações. Em uma em reunião com as médicas, o Sindiserv propôs essa aproximação. Formalizamos a solicitação por meio de ofício e fomos atendidos pela Secretaria Municipal de Saúe (SMS)”, descreve.

As médicas utilizaram a estrutura do Sindiserv para fazer os esclarecimentos, que foram desde o uso correto de EPI’s até a melhor forma de abordagem domiciliar. “Estes profissionais têm fundamental importância na atenção básica. Muitas vezes as pessoas se sentem mais à vontade para expor seus problemas à eles do que para o médico”, assinalou Valéria.

Atualmente atuam 170 agentes em Caxias do Sul. “Nesta primeira reunião atendemos cerca de 50% do efetivo de agentes. Nossa expectativa é que na próxima segunda-feira (27) possamos apresentar os esclarecimentos aos demais profissionais”, salienta Karina.

Silvana salienta que o Sindiserv desempenha um papel fundamental de atenção e cuidado com os servidores, durante a pandemia. “É papel do Sindicato orientar e promover espaços de debate. Quem salva vidas não pode morrer”, destaca.