Sindiserv reivindica municipalização da UPA Zona Norte em reunião com secretário da saúde

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), representado pela presidente, Silvana Piroli, o vice-presidente do Sindiserv, Rui Miguel da Silva e a diretora de saúde, Karina Santos esteve reunido com o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Olvavo Hahn Castro para debater a municipalização da UPA Zona norte que deixará de ser administrada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), no mês de junho e as condições de trabalho.

De acordo com Silvana, o objetivo principal do encontro foi debater sobre a municipalização do atendimento na UPA Zona Norte, considerando a competência e experiência em atendimento de emergência dos servidores que já atuavam no PA 24h e foram removidos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nos colocamos à disposição para construir alternativas de realizar o atendimento com servidores, sem a necessidade de terceirização. Estamos prontos para o debate”, assinala Silvana. O retorno sobre a reivindicação do Sindiserv foi prometido com brevidade por Castro.

Além desta questão foram discutidos assuntos que envolvem as condições de trabalho dos servidores e agentes. “Buscamos clareza nas informações. Neste período de tantas incertezas, documentar, explicar e orientar fazem toda a diferença para os trabalhadores da linha de frente”, destaca Karina.

As representantes do Conselho de Saúde do Sindiserv Sonia Cristóvão e Adriana Onzi, também participaram da reunião.