Sindiserv emite nota aos servidores da Rede Municipal de Educação

Aos servidores(as) da Rede Municipal de Ensino:

O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV), diante da decisão da Secretaria Municipal de Educação (SMED) tomada na noite desta sexta-feira (3/04) de conceder férias aos professores, pondera que:

1. Em reunião com os representantes da SMED na última quinta-feira (02/04), foi informada a necessidade de conceder férias aos professores(as) para garantir o pagamento dos trabalhadores terceirizados. No encontro, o SINDISERV salientou que não haveria esta necessidade, visto que as horas serão recuperadas conforme estabelece o calendário escolar.

2. O sindicato que representa os trabalhadores terceirizados não foi consultado, portanto a decisão não pode ser tomada sem este debate.

3. A SMED sugeriu retomar as atividades das equipes diretivas e funcionários, porém, os(as) diretores(as), secretários(as) e professores(as) que não dispõem de 15 dias de férias no mês de julho estariam em um contrassenso com a recomendação de isolamento social ao serem obrigados a trabalhar neste período.

4. Ao finalizar a reunião decidiu-se por realizar o debate online entre os representantes do Conselho do Magistério do SINDISERV e Conselho Municipal de Educação (CME), agendada para a próxima quarta-feira (8/04). A reunião entre os(as) conselheiros(as) acontecerá após o CME definir e orientar as mudanças do calendário escolar.

A decisão da SMED em conceder férias aos professores foi contra os encaminhamentos tomados durante a reunião, portanto o SINDISERV reivindica que tal decisão seja debatida previamente com os representantes e direções para equacionar do melhor modo e, assim, realizar a recuperação das aulas. Neste momento de crise, reiteramos que as ações devem ser feitas de forma coletiva, considerando o bem comum, sem arbitrariedades.

A reunião entre os(as) representantes do Conselho do Magistério acontecerá online, na próxima quarta-feira (8/04), às 8h30. Os(as) delegados(as) receberão um link para participarem da reunião por meio do whats do SINDISERV (54) 98109.0145.