Confira as ações de proteção aos servidores em tempos de Coronavírus (Covid-19)
Atualizado em 26/05/2023
O Sindiserv intensificou ainda mais as medidas de proteção neste período. Desde o anúncio da necessidade de medidas protetivas ao Coronavírus (Covid-19) em 16 de março, até 28 de abril, foram realizadas mais de 100 ações distribuídas em visitas, reuniões presenciais e on-line, envio de ofícios entre outras. Confira as principais:
Visitas aos Postos de Trabalho
Neste período, foram visitados mais de 90 locais de trabalho para verificar a adoção de medidas protetivas e distribuídos 3,2 mil frascos de álcool em gel.
Atendimentos
Entre os dias 23 de março e 28 de abril foram contabilizados 750 atendimentos, por meio de contatos telefônicos e canais digitais (Whatsapp e Messenger).
Reuniões com a Administração
Neste período, o Sindiserv participou de:
– 4 reuniões com a presença do prefeito e vice para tratar de questões que envolvem a segurança dos servidores.
– 4 reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
– 3 reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
– 4 reuniões com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SRHL) e diversos contatos telefônicos diretamente com a titular da pasta, Valéria Wormann
– 2 reuniões com a Fundação de Assistência Social (FAS)
Reuniões Online com Delegados Sindicais
O isolamento social não significou falta de processos democráticos para as tomadas de decisões. Foram realizadas reuniões com os conselhos da Educação, da Guarda Municipal, do Samae e Saúde. Além disso, a direção realizou semanalmente encontros virtuais pela plataforma “Zoom” para deliberações e encaminhamentos.
Encaminhamento de ofícios
No total, foram encaminhados seis ofícios à Administração Municipal com pedidos de informações sobre EPIS e medidas de seguranças para os servidores que estão no grupo de risco para a Covid-19. Os retornos foram encaminhados com a especificação das medidas e equipamentos e insumos adquiridos para a segurança.
Patrimônio
Neste período foram realizadas obras de conservação da antiga sede do Sindiserv (limpeza, pintura e reparos na rede elétrica). Na Sede Campestre estão sendo feitas tubulações para escoamento e o acostamento.
Ação Solidária
O Sindiserv em conjunto com a Prefeitura Municipal realizou uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiêne para as famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS), em quatro turnos foram arrecadados mais de 1,1 toneladas de alimentos.
Comunicação
O Sindiserv buscou diversas formas de manter os servidores informados e sobretudo valorizados neste período de quarentena, utilizando-se de diversos recursos como:
– 4 lives com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, prestando esclarecimentos;
– 1 cartaz sobre práticas preventivas;
– Campanha de valorização dos servidores das áreas da Saúde, Assistência, Segurança e Saneamento;
– Feira de Páscoa online;
– Spots nas rádios Gaúcha e Tua Rádio reforçando sobre a importância do isolamento e proteção;
– Campanha de valorização da vida;
– 20 publicações (notícias) no site e redes sociais sobre as ações do Sindiserv.
Lutas
Durante este período, o Sindiserv também esteve engajado em lutas que defendem os servidores e em especial a vida, participando de debates e sugerindo ações e defendendo políticas públicas que acolham o trabalhador neste momento de crise.
QualividA
Logo na primeira semana de isolamento, os professores e alunos organizaram-se para que as atividades fossem realizadas pelos canais digitais, desde aulas de línguas estrangeiras até atividades físicas direcionadas, contaram com plataformas de educação e desporto.
Enquete
Para saber quais demandas necessitavam de mais atenção. O Sindiserv disponibilizou uma enquete com 10 questões para avaliar os riscos dos setores. O resultado serve como balizador na cobrança e proteção nos locais de trabalho. Até o momento, 170 servidores participaram da pesquisa, até o momento.