Sindicato reúne-se com nova secretária municipal de Saúde

Na manhã desta quarta-feira (08), o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, por meio de sua presidente, Silvana Piroli, a diretora de Saúde, Karina Santos e as integrantes do Conselho de Saúde do Sindiserv, Magda Beatriz Telles e Maria Lourdes Back de Lima, esteve reunido com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marguit Meneguzzi. No encontro, foram tratados os assuntos que envolvem  a municipalização dos serviços de urgência e emergência como a UPA zona norte e a UPA Central.

O sindicato reafirma sua posição contrária às terceirizações dos serviços de urgência e emergência, ressaltando que o método de gestão não favorece o atendimento da população, além de trazerem prejuízos aos servidores no que se refere ao fundo de aposentadoria e pensões.  O Sindicato se coloca à disposição para discutir com o a Secretaria e o Conselho o dimensionamento de pessoal, a forma e os prazos dessa transição para que possa atender as necessidades de serviço no atendimento à população e para que os servidores que são capacitados em urgência e emergência possam desempenhar a sua função iniciando pela UPA Zona Norte

Outro assunto foi a questão da revisão das instruções normativas em que se referem as férias e outras questões administrativas. “Solicitamos que as instruções sejam revistas e que seja dada autonomia para que cada serviço garanta o bom atendimento à população mas também respeite os direitos dos Servidores”, reforçou Silvana Piroli.

Na reunião foi solicitada transparência nas listas de espera para as remoções para que todos os servidores possam saber qual lugar ocupam.  “Salientamos as demandas dos agentes de saúde e de combate a endemias, no que se refere ao incentivo à insalubridade e auxílio transporte, – que a insalubridade dos agentes de endemias seja paga sobre o salário de cada um e não sobre o salário mínimo”, destacou Karina Santos.

A secretária ouviu as reivindicações, com a promessa que irá iniciar uma escuta qualificada no sentido de avaliar as questões e depois dar o retorno à entidade.