Conselho do Magistério: categoria busca informações junto à SMED

A reunião do Conselho do Magistério realizada na manhã de quarta-feira (26/09) demostrou que a situação pela qual passa a educação necessita de  atenção. O encontro iniciou com a fala do Prof. MSc Ramon Tissot, relembrando o caminho político do Brasil e as mudanças ocorridas desde a década de 60 até o momento atual, no que refere à educação.

Ao final, Tissot lembrou aos professores que atuam no conselho sobre a necessidade de conversar com os colegas sobre a necessidade de votar nos candidatos que defendem a educação e, principalmente, estudar as propostas dos candidatos ao legislativo. “Devemos abolir o discurso sobre votar em pessoas e partidos de forma isolada. Os candidatos seguem a base de programa da sigla e apresentarão projetos e propostas de acordo com a orientação do partido”, ensina.

Carta de repúdio
Logo após, a diretora de educação, Rita Moschem, apresentou uma carta de repúdio à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O conteúdo da carta pode ser acessado AQUI.

Diálogo e informações
Também foram discutidos assuntos relevantes como escolhas de turmas, QPE das escolas, AEE, + alfabetização, LIE e fechamento de turmas em escolas. Um ofício contendo todas as questões debatidas na reunião foi elaborado pelo sindicato e será entregue à Secretaria Municipal de Educação (SMED) esta semana. “Falamos sobre o fechamento do turno integral na E.M.E.F Governador Leonel Brizola. Esta medida é contrária ao que preconiza o Plano Nacional de Educação (PNE), que é justamente ampliar a oferta de vagas para o turno integral”, afirma.

Escolha de turmas EJA
Nesta quinta-feira (27/09), professores, sindicato e representantes da SMED estiveram reunidos para definir quais serão os critérios para seleção de turmas para EJA. A sugestão é que sejam realizadas por tempo de serviço e não por blocos. A seleção de turmas acontece nesta sexta-feira (28/09) à noite e o retorno da SMED deverá ser feito até o meio dia.

Documento enviado à SMED

Um documento foi enviado à secretaria relatando os prejuízos com a centralização das informações e a economia em áreas que são consideradas essenciais. Veja aqui