Curso de Formação Sindical debate mundo do trabalho e conjuntura política atual

A segunda etapa do Curso de Formação Sindical ocorreu na manhã de sábado, (18/08) na Sede Social do Sindiserv. Os debatedores convidados, Vânia Heredia, Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/RS, doutora em história econômica, professora de sociologia da UCS e Dary Beck Filho, Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT RS abordaram o tema MUNDO DO TRABALHO – Conceitos. – Mudanças históricas. – Os modelos atuais, perspectivas.

Os debatedores discorreram também sobre a conjuntura política, econômica e social atual do Brasil e apontaram alternativas para que o trabalhador possa ser efetivamente protagonista das decisões que implicam diretamente na sua vida.

A primeira delas é apostar na democracia, participar da vida política do país – somente a política poderá resolver os problemas coletivos, participar dos sindicatos, de grupos comunitários, de coletivos de defesa de direitos, ter uma prática que busca mudar a realidade escolher candidatos comprometidos com a classe trabalhadora.

De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli,  o Curso de Formação Sindical é uma Iniciativa do sindicato de proporcionar um momento de debate e esclarecimento para o servidor.

O Curso de Formação Sindical será ministrado em 4 etapas, a primeira ocorreu no dia 16/06, e abordou o Sindicato e o momento atual a segunda ocorreu dia 18/08  as próximas ocorrerão nos dias 15/09 das 8h às 12h e 17/09, das 19h às 22h30min. Haverá certificado de participação de 16 horas. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede social da entidade ou pelo telefone 3228-1160

Acesse abaixo o material completo da segunda etapa do curso.

história do movimento operário brasileiro

roteiro para análise de conjuntura

análise de conjuntura