Servidores participam da primeira etapa do curso de Formação Sindical do Sindiserv

No último sábado, (16/06), às 8h ocorreu na Sede Social do Sindiserv a primeira etapa do Curso de Formação Sindical, o qual contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. Além de servidores municipais (da educação, saúde, Samae, obras, meio ambiente e outros) e da direção do Sindiserv, o curso contou com a participação de outras categorias, como estudantes, bancários, metalúrgicos, professores e funcionários das escolas de ensino privado.

Os palestrantes convidados, Amarildo Cenci (Secretário-Geral da CUT) e Antônio Leite (Professor de História da Rede Municipal de Ensino), abordaram os temas: as mudanças estruturais e conjunturais e as perspectivas para o Brasil e a história e organização do movimento sindical brasileiro.

De acordo com a Diretora de Formação do Sindiserv, Roselaine Frigeri, essa etapa demonstrou a necessidade e a receptividade da categoria em investir na formação básica. Os assuntos, muito bem abordados, esclareceram questões históricas e estruturais que servem para análise da atual situação brasileira, tanto no âmbito da luta sindical ou da luta mais geral do país. “A formação teórica é fundamental para uma prática cotidiana e coerente na luta pelos direitos e pela democracia”, enfatiza Roselaine.

O Curso de Formação Sindical acontecerá em mais três etapas, nos dias 18/08 e 15/09 das 8h às 12h e 17/09, das 19h às 22h30min. Haverá certificado de participação de 16 horas. O curso é direcionado para todos os servidores municipais (com possibilidade de vagas para outras categorias) e tem por objetivo ampliar a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras nas esferas de luta sindical. As inscrições ainda podem ser feitas pelo telefone (54) 3228-1160 ou diretamente na Sede do Sindiserv.