Sindiserv exibirá longa Daens – um grito de justiça, no cine debate de maio

O Sindiserv promove no dia 17 de maio, às 19h, no auditório da entidade, com entrada franca, mais uma edição do Cinde Debate.

Esse mês, o longa, dirigido por Stijn Coninx, Daens – um grito de justiça, conta a história de um grupo de trabalhadores, moradores da cidade de Aalst, norte da Bélgica, que vivem em condições miseráveis, vítimas da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados.

A situação começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade e assume a igreja local. Daens passa a morar na casa de seu irmão jornalista e aproveitando que o jornal do partido católico estava a sua disposição, começa escrever artigos contra a política e o sistema de trabalho da época, despertando na população o espírito de luta e coragem para lutar pelos seus direitos.

“A única coisa que cai do céu é chuva, o resto se conquista. Em qualquer tempo e espaço, onde há dominação há resistência. Vivemos no nosso país um momento de ataque aos direitos conquistados e entendemos que somente através da organização e da luta conseguiremos manter o que já temos e avançarmos. Assim, organização, luta e consciência são fundamentais. E essa é um pouco a mensagem desse filme”, enfatiza a Diretora de Formação do Sindiserv, Roselaine Frigeri.

A debatedora convidada dessa edição é a Irmã Morgana Aparecida Garcia, agente da Pastoral Juvenil.

Ficha técnica:

Duração: 2h 18min

Direção: Stijn Coninx

Elenco: Jan Decleir, Alex Wilequet, Antje de Boeck

Gênero: Drama

Nacionalidade: Bélgica/França/Holanda

O Cine Debate tem apoio do Sinpro/Caxias, Sindicato dos Bancários, CPERS, Sintep/Serra.