Segunda rodada de negociações da Campanha Salarial 2018 com poucos avanços

A reunião sobre a Campanha Salarial 2018, realizada nesta terça-feira (22/05), entre Sindicato dos Servidores Municipais e Administração, foi pontuada em duas reivindicações. A proposta de reajuste de 1,5% acima da inflação e o aumento de licenças-prêmio compensadas para 200 por mês.

Sobre o reajuste, a presidente do Sindicato, Silvana Piroli, apresentou argumentos embasada em cálculos orçamentários do Município que prevê um crescimento de 3,5%, em 2018. “Com o repasse de 1,5%, o impacto na folha não chega a atingir o limite prudencial de comprometimento com a folha que é de 51,3%, ficaríamos ainda na média de 46,5%, salienta.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que assessora o Sindicato, por meio da análise dos dados econômicos, reforça a possibilidade de reajuste com base nas projeções da administração para 2018. Uma nova reunião deverá aprofundar o tema com a participação do DIEESE e a Secretaria da Receita Municipal, na primeira semana de junho.

Sobre o aumento das licenças-prêmios, a titular da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SRHL), Vangelisa Lorandi, comprometeu-se a realizar o estudo para a viabilizar a solicitação. Conforme Silvana, os servidores estão há mais de sete anos com as licenças congeladas. “Hoje o número mensal é 140. A licença acaba ficando acumulada sendo ainda mais oneroso para o município. Além disso, caso não usufruam das licenças, elas deverão ser pagas de uma única vez no período da aposentadoria”, observa.

A reunião durou 30 minutos, sendo que os demais itens não chegaram a ser debatidos. Os secretários presentes, alegaram ter compromisso no gabinete do Prefeito. Participaram do encontro, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, o vice, Rui Miguel, o representante do DIEESE, Ricardo Franzoi e membros da Comissão da Campanha Salarial 2018. Pelo executivo, participaram a titular da SRHL, Vangelisa Lorandi, o chefe de gabinete, Júlio César Freitas da Rosa e representante da Secretaria da Receita Municipal.