Conselheiros decidem pela unificação e luta

Apesar das paralisações que afetam o transporte, os servidores participaram massivamente da reunião do Conselho Deliberativo na manhã desta terça-feira, 29 de maio, no auditório do Sindiserv. O encontro teve como pauta a greve dos motoristas, a campanha salarial 2018, as eleições do FAPS, a sede antiga da entidade e o curso de formação sindical.

A atividade teve início com a fala da presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, sobre o momento atual, especificando pontos importantes que geraram a greve dos motoristas e a necessidade de posicionamento e unificação dos sindicatos. Os conselheiros aprovaram a intensificação da luta pela democracia, participando do DIA NACIONAL DE LUTAS pela defesa da Petrobrás, a redução do preço dos combustíveis e do gás. “Os pedidos pela intervenção militar revelam a fragilidade do governo, que não consegue dialogar”, reforça Silvana.

DIA NACIONAL DE LUTAS reunirá classe trabalhadora

Será realizado na tarde de quarta-feira (30/05), às 16h, um ato público em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos com o objetivo de reunir a classe trabalhadora e debater os rumos da crise atual, em defesa da Petrobrás 100% estatal, redução do preço do gás e combustível.

Campanha Salarial 2018

A discussão em torno da Campanha Salarial 2018, deverá ter um novo capítulo na próxima semana quando serão apresentados dados técnicos ao Executivo sobre a viabilidade de reajuste de 1,5%, além do repasse da trimestralidade. Outros assuntos como a equiparação salarial, reajustes de benefícios não chegaram a entrar na pauta de discussões no último dia 22 de maio, quando houve a segunda rodada de negociações. O encontro teve duração de apenas 30 minutos, devido a compromissos dos secretários.

Preservação da memória do Sindicato

Entre as discussões, a cedência de parte do espaço da primeira sede do Sindicato, para utilização da Prefeitura Municipal, foi acordada entre os conselheiros, desde que seja realizada a manutenção do espaço. “O Sindicato nasceu naquele lugar, cada parede conta histórias de lutas, de empenho e de esperança por uma cidade melhor para se viver e trabalhar”, salienta Silvana.

Eleições do FAPS

Nos próximos dias 05 e 06 de junho, haverá eleições para o Conselho Deliberativo e Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (FAPS). São três vagas para o conselho deliberativo e duas vagas para o fiscal entre os ativos e duas para deliberativo e uma para fiscal entre os inativos. A princípio, caso não haja mudanças em decorrência da greve dos motoristas, as votações estão mantidas.

Formação Sindical

Estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Formação Sindical com o objetivo de promover o engajamento dos seus associados e associadas no processo de luta e de resgate de nossos direitos. A atividade, promovida pela diretoria de formação, acontecerá em quatro etapas, nos dias 16/06, 18/08 e 15/09 das 8h às 12h e 17/09, das 19h às 22h30min. Haverá certificado de participação de 16 horas. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede social da entidade. Mais informações pelo telefone 3228-1160

TEMAS:

1 – O SINDICATO E O MOMENTO ATUAL – Conhecendo o SINDISERV: estrutura, estatuto, história. – Movimento sindical, organização e história. As mudanças estruturais e conjunturais. – Perspectivas- DATA: 16 de junho- Amarildo Cenci (Secretário Geral da CUT) e Antônio Leite (Professor de História da Rede Municipal de Ensino)

2 – MUNDO DO TRABALHO – Conceitos. – Mudanças históricas. – Os modelos atuais. Perspectivas. Data: 18 de agosto. Palestrante: Vânia Heredia, Bacharel em Ciências Sociais pela PUC/RS, doutora em história econômica, professora de sociologia da UCS e Antônio Guntzel, Secretário de relações de trabalho da CUT.

3 – DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS – A construção do conceito de administração pública – A conquista de direitos. – Quais são nossos direitos? DATA: 15 de setembro. Data: 15 de setembro. Palestrante: David Ipê Carnizella (Diretor Geral do Núcleo do CPERS de Caxias do Sul) e Silvana Piroli (Presidente do Sindiserv)

4 – CINE DEBATE – Exibição do longa-metragem “NO”. Sinopse: no Chile de 1988, o governo ditatorial convoca um plebiscito para perguntar se a população apoia os militares. Um publicitário, então, fica responsável pela Campanha do Não, com ideias para convencer o povo a acabar com o regime militar. DATA: 17 de Setembro, às 19h. Debatedor: Professor Carlos Roberto Winkler

Congresso do Povo

Quatro conselheiros deverão participar do Congresso do Povo, um grande processo pedagógico para as massas populares e que desafie o próprio povo a identificar as saídas e a se organizar para construí-las, utilizando-se do protagonismo popular. De acordo com a diretora de Educação do Sindiserv, Rita Casiraghi Moschen, serão encaminhadas demandas dos setores públicos para construção de ações, por meio dos conselheiros.